Questões de Métodos de Construção de Vias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Recentemente, foi realizado um procedimento licitatório para a construção e a manutenção de uma estrada intermunicipal e a implantação de uma linha ferroviária entre duas cidades de grande demanda. Durante o processo, foi necessário observar aspectos técnicos complexos, como a escolha de materiais, condições do solo, controle de tráfego e impacto ambiental. Além disso, foi verificada a conformidade com as normas brasileiras e internacionais para garantir a segurança e a eficiência da infraestrutura. De acordo com as variáveis envolvidas na construção e na manutenção de estradas e ferrovias, analise as afirmativas a seguir.

I. A construção de estradas em regiões com grande variação climática exige a adoção de pavimentos flexíveis, especialmente quando há ciclos frequentes de alagamento, que podem afetar a resistência de pavimentos rígidos. Além disso, a escolha do tipo de pavimento deve considerar a quantidade de tráfego e a necessidade de manutenção periódica, com base na ABNT NBR 7187.
II. Em um projeto de manutenção de estrada intermunicipal, a substituição de uma camada de revestimento asfáltico não pode ser considerada uma solução viável se a camada de base estiver comprometida. A base deve ser corretamente estabilizada antes da aplicação do novo revestimento, de acordo com a NBR 15391, e a análise do comportamento do tráfego deve ser realizada para dimensionar a espessura das camadas.
III. A fiscalização das condições geotécnicas do solo nas áreas próximas a ferrovias deve ser mais rigorosa em comparação com as estradas, uma vez que o impacto causado pelos trens em relação ao peso e vibração pode provocar danos substanciais ao solo e comprometer a estabilidade da linha ferroviária. As investigações devem incluir sondagens geotécnicas profundas, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 6484.
IV. A utilização de materiais reciclados, como o asfalto quente com material reciclado (C&D), é amplamente aplicada na manutenção de rodovias, desde que os materiais sejam devidamente caracterizados, com laudos técnicos que comprovem sua viabilidade para a resistência ao tráfego intenso e a durabilidade, conforme o Manual de Construção de Pavimentos Rodoviários (DNIT 2018).
V. Para garantir a segurança e a eficiência operacional na construção de ferrovias, é essencial o uso de sistemas de monitoramento e controle de vibrações ao longo da linha férrea. Esses sistemas devem ser projetados para captar variações de carga, velocidade e vibração, assegurando que a manutenção preventiva seja realizada antes do aparecimento de falhas estruturais.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III, IV e V.
  • B II, III e V, apenas.
  • C I, II, IV e V, apenas.
  • D I, III, IV e V, apenas.

Assinale a alternativa que indica corretamente a principal função de uma motoniveladora no processo de construção de estradas.

  • A Compactar o solo
  • B Escavar túneis
  • C Misturar concreto
  • D Realizar a pavimentação asfáltica
  • E Nivelar e ajustar a inclinação de superfícies

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de máquina essencial para a compactação de solos e asfaltos na construção de rodovias.

  • A Escavadeira
  • B Retroescavadeira
  • C Trator agrícola
  • D Caminhão basculante
  • E Rolo compactador

Assinale a alternativa que indica corretamente a máquina mais indicada para realizar escavações profundas em solos duros durante a construção de rodovias.

  • A Escavadeira hidráulica
  • B Pá carregadeira
  • C Betoneira
  • D Niveladora
  • E Fresadora

Um determinado equipamento possui as seguintes parcelas de seu custo horário:

a. Depreciação horária: R$ 20,00;
b. Custo horário dos juros da oportunidade de capital: R$ 2,00;
c. Custo horário de manutenção: R$ 35,00;
d. Custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas: R$ 105,00;
e. Custo horário com mão de obra de operação: R$ 6,00; e
f. Custo horário com seguros e impostos: R$ 5,00.

De acordo com a metodologia de custos de infraestrutura de transporte do DNIT, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo desse equipamento serão, respectivamente, de:

  • A R$ 166,00 e R$ 13,00;
  • B R$ 166,00 e R$ 33,00;
  • C R$ 173,00 e R$ 13,00;
  • D R$ 173,00 e R$ 25,00;
  • E R$ 173,00 e R$ 33,00.