Questões de Métodos de Construção de Vias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Um determinado equipamento possui as seguintes parcelas de seu custo horário:

a. Depreciação horária: R$ 20,00;
b. Custo horário dos juros da oportunidade de capital: R$ 2,00;
c. Custo horário de manutenção: R$ 35,00;
d. Custo horário de combustíveis, lubrificantes, filtros e graxas: R$ 105,00;
e. Custo horário com mão de obra de operação: R$ 6,00; e
f. Custo horário com seguros e impostos: R$ 5,00.

De acordo com a metodologia de custos de infraestrutura de transporte do DNIT, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo desse equipamento serão, respectivamente, de:

  • A R$ 166,00 e R$ 13,00;
  • B R$ 166,00 e R$ 33,00;
  • C R$ 173,00 e R$ 13,00;
  • D R$ 173,00 e R$ 25,00;
  • E R$ 173,00 e R$ 33,00.

O Manual de Pavimentação do DNIT é uma referência técnica nacional para o projeto de pavimentos.
De acordo com esse instrumento normativo, os pavimentos podem ser classificados ou tipificados em rígido, semirrígido ou flexível.
Apresenta um exemplo de pavimento semirrígido:

  • A laje de concreto de cimento Portland;
  • B base de brita graduada revestida por uma camada asfáltica;
  • C camada de solo-cimento revestida por uma camada asfáltica;
  • D base de solo pedregulhoso revestida por uma camada asfáltica;
  • E base de brita graduada revestida por concreto compactado a rolo (CCR).

A velocidade é uma variável importante no projeto de rodovias. A esse respeito, assinale a opção que apresenta o conceito de velocidade diretriz.

  • A É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito. Reflete, portanto, a tendência de o motorista dirigir na velocidade que deseja.
  • B É a velocidade selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos. Normalmente é a maior velocidade com que um trecho viário pode ser percorrido com segurança, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas.
  • C é a maior velocidade média possível numa estrada, para um dado veículo e sob determinadas condições. De forma concordante, segundo DNIT/IPR (2006), a velocidade de operação é a mais alta velocidade com que o veículo pode percorrer uma dada via atendendo às limitações impostas pelo tráfego, sob condições favoráveis de tempo.
  • D É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, para o ano de execução do projeto.
  • E É a velocidade média dos veículos de uma determinada via, para o ano de projeto.

O conceito de Ruas completas é mais uma solução disponível para se utilizar no planejamento urbano das cidades.
Tendo em vista, esse conceito, analise os itens a seguir.
I. Ruas completas são ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuários de todos os modos de transporte. O conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. II. É um objetivo do projeto de ruas completas apoiar a diversidade de usos do solo, sem mesclar residências, comércio e serviços. III. É um objetivo do projeto de ruas completas tornar a rua um lugar de permanência das pessoas e não somente de passagem.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I e II, apenas.

O custo horário de equipamentos, na execução de obras de infraestrutura de transportes, envolve o custo de propriedade, os custos de manutenção e os custos de operação. A aquisição de um equipamento novo foi equivalente a R$ 800.000,00. Após 8 anos de uso foi alienado por R$ 200.000,00. Admitindo-se que o equipamento perdeu seu valor linearmente, ao longo do tempo, e a depreciação horária é de R$ 300,00, assinale a opção que representa a quantidade de horas trabalhadas por ano deste equipamento.

  • A 200 horas por ano.
  • B 250 horas por ano.
  • C 300 horas por ano.
  • D 150 horas por ano.
  • E 100 horas por ano.