Questões de Metodologia 5S (Administração Geral)

Limpar Busca
____é uma ferramenta eficiente na criação de uma visão geral do processo (missão/objetivo, início e fim) e de seus relacionamentos com outros processos da organização (processos clientes e fornecedores internos) e com fornecedores e clientes externos, tornando visível as entradas e saídas que fluem entre as funções e mostrando o que está acontecendo na empresa em vários aspectos. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A Diagrama de Pareto
  • B Análise de Swot ou FOFA
  • C Mapa de Relacionamentos
  • D Ciclo PDCA
  • E Diagrama de Ishikawa

Quando há problemas com a organização do ambiente de trabalho, é possível utilizar algumas ferramentas, como a metodologia japonesa do 5S, que é composta pelas seguintes palavras japonesas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seisõ (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Assim, a palavra e sua tradução que indicam que deve ser mantida a ordem no local de trabalho são:

  • A seisõ ou senso de limpeza.
  • B seiketsu ou senso de saúde.
  • C seiton ou senso de ordenação.
  • D shitsuke ou senso de autodisciplina.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Ao adotar o método 5S na organização, o servidor público busca a diminuição dos desperdícios na instituição. II. A interligação dos objetivos departamentais, a fim de obter uma visão de conjunto, é uma das características da administração por objetivos.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

O Programa 5S tem origem no Japão e tem como objetivo proporcionar um ambiente de trabalho adequado para maior produtividade. Sobre as etapas do Programa 5S, analise as afirmações:

I. O Seiri é a etapa em que devemos classificar os elementos entre necessários e desnecessários para o trabalho.

II. O Seisou significa pôr as coisas em ordem, dispor de forma ordenada todos os elementos que sobram depois do Seiri.

III. O Seiton é sinônimo de limpeza permanente do local de trabalho, incluídas as máquinas e as ferramentas, pisos e paredes.

IV. O Shitsuke diz respeito ao senso de autodisciplina, educação e compromisso.

V. O Seiketsu trabalha o senso de higiene que significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes.


Assinale a opção CORRETA:

  • A As afirmações II, V e IV estão corretas.
  • B As afirmações II, III e V estão corretas.
  • C As afirmações I, III e IV estão corretas.
  • D As afirmações I, V e V estão corretas.
  • E As afirmações I, II e V estão corretas.

Para garantir a organização dos materiais de escritório é relevante:


1. Utilizar porta-objetos para guardar materiais em locais visíveis e conhecidos.

2. Manter o ambiente limpo.

3. Retirar materiais que não são mais usados.

4. Acumular materiais de escritório misturados em grandes caixas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.