Questões de Ludoterapia (Psicologia)

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No processo de ludoterapia dirigido a crianças que apresentam dinâmicas emocionais complexas, o psicólogo precisa:

  • A Definir previamente a sequência de atividades e instruções para as brincadeiras de competição estruturada, exigindo da criança adesão irrestrita, garantindo a previsibilidade no decorrer da sessão.
  • B Concentrar o processo terapêutico em jogos competitivos, direcionando a criança a superar seus limites por meio de técnicas de exposição gradativa, em detrimento das narrativas simbólicas emergentes.
  • C Priorizar protocolos estruturados de monitoramento comportamental e a repetição controlada de movimentos para regular a hiperatividade, independentemente da dimensão simbólica.
  • D Disponibilizar materiais que possibilitem encenações e representações de conflitos internos, intervindo pontualmente para facilitar a integração de conteúdos emocionais e relacionais observando atentamente sinais verbais e não verbais.

A observação lúdica funciona como recurso de compreensão de dimensões afetivas e cognitivas, valendo-se de brincadeiras para perceber significados subjacentes. Identifique a postura que enriquece esse método:

  • A Conduzir apenas a coleta de dados objetivos, ignorando a narrativa que a criança constrói.
  • B Oferecer um contexto único sem considerar preferências, presumindo que toda brincadeira gera interpretações idênticas.
  • C Priorizar perguntas fechadas, reduzindo a espontaneidade ao mínimo.
  • D Selecionar recursos lúdicos apropriados para a idade, observando narrativas, interações e significados expressos pela criança.

A Ludoterapia se volta ao uso de brincadeiras e expressões simbólicas para facilitar a compreensão de conflitos internos em crianças. Marque a descrição que sinaliza a adequação metodológica.

  • A Conduzir sessões focadas em regras e disciplinas, limitando a livre experimentação.
  • B Criar um ambiente no qual a criança possa expressar suas emoções através de personagens e histórias, facilitando sua reorganização emocional.
  • C Avaliar o jogo como distração sem valor terapêutico, conduzindo anotações apenas sobre aspectos de coordenação motora.
  • D Determinar roteiros fixos de brincadeira, restringindo a criança a repetir cenas padronizadas.

Dadas as afirmativas sobre Ludoterapia,

I. Baseia-se no fato de que o jogo é o meio natural de autoexpressão da criança, sendo uma oportunidade das crianças se libertarem de seus problemas por meio do brinquedo.
II. É um método exclusivamente não diretivo, no qual o terapeuta jamais deve intervir, mas deixar a  responsabilidade e a direção para as crianças.
III. O papel do terapeuta é fundamental e ativo; entretanto, ele deve mostrar-se sempre permissivo e aceitador.
IV. O terapeuta não deve mostrar excessivo afeto ou muito aconchego, já que isso pode facilmente extinguir a terapia e criar novos problemas à criança.

verifica-se que está/ão correta/s

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

A respeito da técnica lúdica de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Observação lúdica, durante a realização de um psicodiagnóstico, potencializa a análise dos resultados obtidos por meio de outras técnicas empregadas durante o processo.
  • B Deve ser o primeiro e o único procedimento investigativo utilizado durante a avaliação psicodinâmica de uma criança.
  • C Engloba um processo cujo único objetivo é o estabelecimento de um vínculo positivo entre o terapeuta e a criança.
  • D Segue um método rígido para sua realização, especialmente durante a etapa de formulação de hipóteses para a investigação diagnóstica.