Em uma universidade, o setor de tecnologia da informação está organizando um repositório de documentos utilizados por diferentes departamentos. Considerando que todos os computadores do patrimônio da universidade são distribuições Linux, o analista de informática responsável criou o seguinte diretório:
/dados/projetos
Cada subdiretório deste diretório pertence a um departamento em específico. Por exemplo, os documentos utilizados pelo Departamento de Informática e pelo Departamento de Matemática poderiam estar referenciados nos seguintes subdiretórios, respectivamente:
/dados/projetos/deptoinfo
/dados/projetos/deptomatematica
Durante uma auditoria interna, foi identificado que alguns usuários (usando suas contas de usuário fornecidas e geridas pela universidade) estavam acessando e modificando arquivos de departamentos diferentes, sem autorização. Notou-se que esses usuários eram compostos por alunos da universidade. Por questões de gerenciamento e segurança, apenas professores deveriam ter acesso aos documentos.
O analista então decidiu aplicar um conjunto de permissões e políticas para corrigir o problema. Entre as medidas tomadas, ele vinculou todas as contas de usuários de professores ao grupo “projetos”. Após, ele executou os seguintes comandos:
chmod -R 750 /dados/projetos
chown -R root:projetos /dados/projetos
Considerando os conceitos de permissão de acesso a arquivos e diretórios no Linux, assinale a alternativa que melhor descreve o resultado da ação do analista.
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A Apenas o proprietário “root” terá acesso aos arquivos armazenados. Todos os demais usuários, incluindo os do grupo “projetos”, perdem o acesso aos dados do diretório.
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B Apenas usuários pertencentes ao grupo “projetos” e o proprietário “root” poderão acessar e modificar os arquivos. Os demais usuários perdem acesso total aos dados do diretório.
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C O diretório permite que o proprietário “root” tenha acesso completo, que os usuários do grupo “projetos” possam ler e executar arquivos e que os demais usuários do sistema não tenham qualquer permissão. No entanto, professores de um departamento em específico ainda podem ler e executar arquivos de outros departamentos.
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D O diretório não permite mais que usuários relacionados ao vínculo acadêmico como professor tenham permissão para visualizar arquivos de projetos que não fazem parte do seu departamento.
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E Apenas o proprietário “root” tem permissão total aos arquivos, enquanto usuários do grupo “projetos” podem apenas excluí-los.