Questões de Liderança e Motivação (Administração Geral)

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A teoria da equidade, proposta por Adams, é uma teoria de motivação que sustenta que os indivíduos estão preocupados não apenas com as recompensas absolutas que recebem por seus esforços no trabalho, mas também com a relação dessas recompensas com as que os outros recebem.

Sobre a teoria da equidade e suas proposições, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando um indivíduo percebe iniquidade, uma de suas possíveis reações é pedir demissão.
II. Quando um indivíduo percebe iniquidade, uma de suas possíveis reações é buscar outro ponto de referência.
III. O ponto de referência próprio-externo refere-se à comparação do indivíduo com outra pessoa ou grupo de fora da organização.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II, e III.

João é líder de uma equipe de dez funcionários na organização em que trabalha. Ele acaba de ser informado dos resultados de sua avaliação anual de desempenho, tendo recebido notas altas nos quesitos: capacidade de compartilhar informação relevante com os subordinados; capacidade de organizar o trabalho dos funcionários em função das metas da equipe; capacidade de identificar oportunidades e novos projetos relevantes. 

João foi bem avaliado no desempenho dos seguintes papéis organizacionais, respectivamente:

  • A porta-voz; empreendedor; líder;
  • B disseminador; administrador de recursos; empreendedor;
  • C porta-voz; elemento de ligação; empreendedor;
  • D disseminador; administrador de recursos; líder;
  • E elemento de ligação; monitor; empreendedor.

Miguel é um administrador recentemente contratado para liderar uma pequena equipe de nível operacional em certa organização. A fim de conhecer melhor o grupo, Miguel marcou uma reunião para conversar e entender suas expectativas e percepções em relação ao trabalho. Miguel identificou que os membros da equipe valorizam o vínculo com a organização devido à jornada de trabalho que consideram “confortável, sem excesso de horas extras”; valorizam fortemente as boas relações e a proximidade com os colegas; não buscam novos desafios no trabalho. 

De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam, respectivamente:

  • A necessidades de segurança; necessidades sociais; fraca necessidade de poder;
  • B necessidades existenciais; forte necessidade de afiliação; fraca necessidade de poder;
  • C necessidades de segurança; forte necessidade de afiliação; fraca necessidade de realização;
  • D necessidades fisiológicas; necessidades existenciais; fraca necessidade de crescimento;
  • E necessidades fisiológicas; forte necessidade de afiliação; fraca necessidade de realização.

A teoria caminho-meta (ou da meta e do caminho) é um modelo de contingência da liderança que “sustenta que o papel do líder é ajudar os subordinados no alcance das metas, fornecendo orientação e apoio para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização (Sobral e Peci, 103, p. 339). 

Sobre as proposições da teoria caminho-meta, é correto afirmar que:

  • A quando as tarefas são bem estruturadas, o estilo de liderança diretivo é o mais eficaz;
  • B quando o grupo de trabalho proporciona apoio social a seus membros, a liderança apoiadora (compreensiva) é a mais eficaz;
  • C funcionários com lócus de controle interno ficam mais satisfeitos com o estilo de liderança participativo;
  • D o estilo de liderança realizador (orientado para a conquista) é pouco eficaz quando há falta de desafio no trabalho;
  • E o estilo de liderança apoiador (compreensivo) leva a maior satisfação quando as tarefas são pouco estruturadas.

Leia as assertivas a seguir. 

1. “Um líder nasce com certos atributos físicos, intelectuais e psicossociais adequados para o exercício da liderança”.
2. “O sucesso de um líder está no conjunto de ações realizadas por ele no exercício da liderança”. 

Considerando as diferentes teorias de liderança, as assertivas 1 e 2 se enquadram respectivamente nas teorias

  • A dos traços e comportamentais.
  • B contingenciais e comportamentais.
  • C comportamentais e contingenciais.
  • D contingenciais e dos traços.