Questões de Liderança e Motivação (Administração Geral)

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Um líder assumiu equipe de alto desempenho, mas percebeu conflitos na distribuição de tarefas. Assinale a alternativa que contém a prática que apoia uma liderança efetiva:

  • A Adotar um estilo diretivo rígido, emitindo instruções unilaterais para padronizar comportamentos e solucionar divergências de forma imediata.
  • B Promover encontros de alinhamento, compartilhar objetivos e delegar responsabilidades conforme competências.
  • C Centralizar a maior parte das decisões, presumindo que a equipe, por ser de alto desempenho, não necessite participar dos rumos das atividades.
  • D Estimular a formação de duplas ou grupos competitivos, incentivando um ambiente em que a rivalidade sirva como principal fator motivacional.

Considerando as afirmações sobre motivação e desempenho no contexto de gestão de pessoas, leia as afirmativas abaixo:

I. A valorização das necessidades individuais pode influenciar a dedicação do colaborador.
II. A imposição de metas irreais tende a estimular a criatividade e os resultados a longo prazo.
III. A oferta de feedback sistemático contribui para corrigir lacunas de desempenho.
IV. A remuneração variável é inútil em ambientes públicos, pois não influencia o esforço de servidores.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e III, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.

No que tange à motivação é correto afirmar, exceto:

  • A É definida como um estímulo psicológico que encoraja indivíduos a começarem e darem continuidade a algum projeto.
  • B A motivação organizacional relaciona-se com um conjunto de elementos fornecidos pela empresa aos seus colaboradores, a fim de mantê-los motivados e engajados com a cultura organizacional.
  • C Colaboradores motivados reduzem a produtividade e alcançam resultados melhores.
  • D Trabalhadores motivados e satisfeitos são mais criativos, proativos e autossuficientes.
  • E É sempre fundamental investir em um bom ambiente de trabalho, já que esse é um dos fatores primordiais para a motivação.

Em uma organização pública, o gestor é designado para liderar uma equipe responsável pela implementação de um novo programa social. Esse líder adota práticas e um estilo de liderança que se concentra em recompensar ou punir os membros da equipe com base no cumprimento ou não das metas estabelecidas. O líder estabelece claramente as expectativas, monitora o desempenho e intervém quando necessário para garantir que os objetivos sejam atingidos, independente da situação. Tendo em vista as características descritas, qual dos seguintes estilos de liderança melhor se aplica a esse líder?

  • A Autêntica.
  • B Situacional.
  • C Democrática.
  • D Transacional.
  • E Transformacional.

Um gestor de uma empresa percebe que alguns colaboradores estão insatisfeitos com o ambiente de trabalho, alegando que a estrutura física não é adequada, os salários estão abaixo da média do mercado e as políticas da empresa não são claras. Para tentar melhorar essa situação, ele decide rever os benefícios oferecidos, investir em melhores condições físicas e revisar as diretrizes internas. Porém, foi alertado que essas melhorias não geram satisfação diretamente; elas servem, sim, para evitar a insatisfação. Com base na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, as melhorias implementadas pelo gestor estão relacionadas aos fatores

  • A motivacionais.
  • B de desempenho.
  • C emocionais.
  • D higiênicos.
  • E de autorrealização.