Questões de Lei Orgânica do Município de Esteio (Legislação Municipal)

Limpar Busca

A concepção que afirma que o ser humano desenvolve tanto biológico como psiquicamente na interação com o meio ambiente, implicando a interação entre o sujeito e o seu meio, chama-se:

  • A Ambientalista.
  • B Culturalista.
  • C Interacionista.
  • D Naturalista.
  • E Pragmática.

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


A Câmara e a Prefeitura do Município de Esteio manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:


I. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

II. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município.

III. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Município.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.
A educação como instituição social corresponde à uma estrutura:
I. Organizacional e administrativa. II. De normas gerais de funcionamento. III. De diretrizes pedagógicas.
Quais estão corretas?
  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E I, II e III.

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


A presente Lei determina que a Administração Pública do Município de Esteio, obrigatoriamente publicará os atos municipais que _______, ____________, ou restrinjam direitos.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A devassem – reiterem
  • B corroborem – universalize
  • C criem – modifiquem
  • D processem – condenem
  • E contrariem – rejeitem

Analise as competências específicas abaixo relacionadas ao seu componente principal “Administrar a progressão das aprendizagens”, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. ( ) Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos específicos. ( ) Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa. ( ) Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F.
  • B F – V – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D V – V – V – V.
  • E F – F – V – F.