Questões de Introdução e Antecedentes Históricos da Administração (Administração Geral)

Limpar Busca

Administrar é o processo de gerenciar recursos e de liderar pessoas na busca de objetivos organizacionais. A prática da administração contempla a preocupação com o desempenho da organização. O conceito associado à busca pelo melhor uso dos recursos para a realização dos objetivos, pautado por uma racionalidade econômica orientada por critérios de custo/benefício e pela coerência entre meios e fins está associado ao conceito de:

  • A Relevância.
  • B Eficácia.
  • C Efetividade.
  • D Eficiência.
  • E Competitividade.

A ideia de que o homem é um ser eminentemente racional e que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles, pertence ao pensamento

  • A do modelo Carnegie.
  • B da visão estruturalista.
  • C da escola de relações humanas.
  • D da escola de administração científica.
  • E das teorias de motivação e liderança.

Na segunda metade do século XX, surge uma nova corrente de administração, com vertente quantitativa. Sua principal contribuição foi a introdução de complexos modelos científicos matemáticos e estatísticos na análise de problemas organizacionais, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão dos administradores em ambientes complexos e situações caracterizadas por incerteza e conflitos. Essas características se referem ao modelo de

  • A pesquisa operacional.
  • B ecologia populacional.
  • C estudos críticos.
  • D análise comportamental.
  • E enfoque contingencial.

Administrar é tomar decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, consciente das possíveis consequências das decisões tomadas. Por sua vez, entende-se por administração o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações obtidas junto a outros profissionais. Uma opção mais técnica para definir administração é: ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Com base nas conceituações anteriores, conclui-se que o cargo de assistente administrativo é de vital importância, pois é esse profissional que assiste o administrador e, portanto, deve conhecer os fundamentos da administração, no que concerne aos seus conceitos, suas características e finalidades. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A As empresas têm perdido relevância diante da crescente complexidade da economia de mercado, deixando de ser essencial que haja profissionais com competência para administrar.
  • B Uma administração eficiente faz com que a organização ganhe valor diante do mercado financeiro, na medida em que busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.
  • C O bom desempenho da administração depende de que o administrador consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociar e comunicar, apto a tomar decisões com base em uma visão sistêmica e global da organização que administra.
  • D Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos. Porém, o mercado abrange várias áreas do conhecimento, fazendo com que a administração seja resultado de um processo de formação e atuação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

Aadministração pode ser compreendida como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. Assim, a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional. Para tanto, a atuação do administrador passa por lidar com variáveis inerentes ao contexto organizacional. A preocupação com racionalização e planejamento das atividades indica uma ênfase na variável:

  • A pessoas.
  • B tecnologia.
  • C tarefa.
  • D estrutura.
  • E ambiente.