Administrar é tomar decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, consciente das possíveis consequências das decisões tomadas. Por sua vez, entende-se por administração o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações obtidas junto a outros profissionais. Uma opção mais técnica para definir administração é: ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Com base nas conceituações anteriores, conclui-se que o cargo de assistente administrativo é de vital importância, pois é esse profissional que assiste o administrador e, portanto, deve conhecer os fundamentos da administração, no que concerne aos seus conceitos, suas características e finalidades. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
-
A As empresas têm perdido relevância diante da crescente complexidade da economia de mercado, deixando de ser essencial que haja profissionais com competência para administrar.
-
B Uma administração eficiente faz com que a organização ganhe valor diante do mercado financeiro, na medida em que busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.
-
C O bom desempenho da administração depende de que o administrador consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociar e comunicar, apto a tomar decisões com base em uma visão sistêmica e global da organização que administra.
-
D Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos. Porém, o mercado abrange várias áreas do conhecimento, fazendo com que a administração seja resultado de um processo de formação e atuação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.