Questões de Imagens e Fotografia (Design Gráfico)

Limpar Busca

Qual das alternativas a seguir apresenta uma descrição precisa dos efeitos das variáveis de ISO, Abertura e Velocidade na composição da imagem fotográfica?

  • A A velocidade do obturador desempenha um papel crucial na captura do movimento: tempos de exposição prolongados permitem o registro de rastros e desfoques dinâmicos, enquanto tempos curtos congelam objetos em movimento, conferindo maior definição à cena.
  • B Uma abertura ampla (valores baixos de f/, como f/1.8) restringe a entrada de luz no sensor e amplia a profundidade de campo, garantindo que tanto o primeiro plano quanto o fundo da cena permaneçam igualmente nítidos.
  • C O aumento do ISO reduz a sensibilidade do sensor à luz e aprimora a qualidade da imagem ao minimizar a incidência de ruído digital, especialmente em ambientes de baixa luminosidade, permitindo capturar imagens mais nítidas e com maior clareza em condições de iluminação desafiadoras.
  • D Em condições de iluminação intensa, a melhor estratégia para evitar a superexposição é elevar o valor do ISO, pois isso reduz a captação excessiva de luz pelo sensor e ajuda a equilibrar a exposição geral da imagem, garantindo uma maior fidelidade e controle nas áreas mais iluminadas da cena.
  • E A interação entre abertura, velocidade do obturador e ISO ocorre de maneira independente, sem que ajustes em um desses fatores influenciem diretamente os demais, permitindo modificações isoladas e ajustes precisos em cada um sem impacto significativo na exposição final, desde que se considere a compensação adequada.

Na fotografia, profundidade de campo e distância focal são dois conceitos inter-relacionados que influenciam a nitidez e o desfoque de uma imagem. A profundidade de campo se refere à extensão da área que aparece nítida dentro da composição, enquanto a distância focal está associada ao ângulo de visão e à ampliação do assunto.

Com base nessa relação, qual das afirmações a seguir expressa corretamente a interação entre esses elementos?

  • A Objetivas de distância focal curta (grande angulares) reduzem a profundidade de campo independentemente da abertura do diafragma, enquanto lentes teleobjetivas ampliam a zona de nitidez na cena.
  • B A profundidade de campo aumenta proporcionalmente à distância focal, o que significa que lentes com maior distância focal (como 200mm) tendem a produzir imagens com áreas mais extensas em foco do que lentes grande angulares (como 24mm).
  • C Mantendo-se a mesma abertura e distância do sujeito, lentes de curta distância focal (grande angulares) proporcionam uma profundidade de campo maior do que lentes teleobjetivas, permitindo que mais elementos da cena permaneçam nítidos.
  • D A distância focal influencia de forma exclusiva a ampliação do objeto fotografado e não tem qualquer relação com a profundidade de campo, que é determinada apenas pelo valor da abertura do diafragma.
  • E A profundidade de campo é afetada apenas pela sensibilidade ISO e pela velocidade do obturador, sendo que a distância focal não exerce qualquer impacto sobre a área de nitidez em uma fotografia.

Em relação à imagem digital, julgue o seguinte item.


As camadas (layers) presentes nos softwares de edição de imagens digitais são um recurso que permite a edição, combinação e manipulação de partes de uma imagem sem comprometer as outras, sendo a imagem final o resultado da disposição de camadas umas sobre as outras em determinada ordem.

  • Certo
  • Errado

Em relação à imagem digital, julgue o seguinte item.


Cada vez que o usuário adiciona texto ou cola uma imagem no Adobe Photoshop, uma nova camada é criada, podendo cada uma delas ser filtrada, transformada, ocultada e multiplicada independentemente.

  • Certo
  • Errado

Ao concluir a elaboração de um material gráfico destinado à impressão, é necessário realizar o procedimento denominado fechamento do arquivo. Nesse estágio, a meta é converter o arquivo de trabalho para um formato que impeça qualquer edição ou alteração de conteúdo.
Assinale a opção que indica o formato amplamente preferido e aceito pelas gráficas para o envio de projetos gráficos.

  • A jpg.
  • B tiff.
  • C png.
  • D doc.
  • E pdf.