Questões de Humanização (Enfermagem)

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A Política Nacional de Humanização (PNH) estabelece princípios organizadores que promovem práticas de gestão e cuidado alinhadas aos valores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A seu respeito, assinale a alternativa correta.

  • A Defende-se o alcance de metas de produtividade como principal indicador de qualidade, em detrimento da escuta ativa e da atenção às necessidades dos usuários.
  • B A centralização das decisões nos gestores municipais assegura maior controle e padronização das práticas em saúde.
  • C Tem-se o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre gestores, trabalhadores e usuários, e a valorização da autonomia individual e coletiva como princípio organizador.
  • D A priorização absoluta de protocolos técnicos para organizar o trabalho e o cuidado garante uniformidade das ações em saúde.
  • E A fragmentação das redes de cuidado incentiva a individualização das ações e a autonomia plena de cada serviço.

 O atendimento telefônico adequado numa unidade de saúde é essencial para fornecer informações rápidas e precisas, facilitando o acesso do usuário aos serviços. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(__)Durante o atendimento telefônico, o Atendente de Saúde pode interromper frequentemente o usuário para encerrar rapidamente a chamada.

(__)No atendimento telefônico é aceitável fornecer informações pessoais e sigilosas do paciente a qualquer pessoa que ligue solicitando-as.

(__)O Atendente de Saúde ao telefone, deve sempre usar termos técnicos complexos para demonstrar conhecimento ao usuário durante o atendimento.

(__)O Atendente de Saúde deve ser cortês, paciente e claro no atendimento telefônico, buscando fornecer informações objetivas e precisas ao usuário.


A sequência está correta em: 

  • A F − F − F − V.
  • B F − F − V − V.
  • C V − V − V − V.
  • D V − F − F − F.

Dentre os dispositivos acionados nas práticas da Política Nacional de Humanização (PNH), destaca-se o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que se desenvolve em quatro movimentos: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação.
Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. A utilização do genograma para se lembrar de informações sobre os membros da família, de relacionamentos e de toda a estrutura familiar. 
II. O momento da definição de prioridades, com base no que o sujeito considera mais urgente e/ou viável do ponto de vista da equipe.
III. O acompanhamento da vida do sujeito, a fim de rever o PTS, sempre que necessário, por meio de discussões entre o sujeito e a equipe de saúde.

verifica-se que é/são característica/s do movimento diagnóstico

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Considere uma situação hipotética em que um profissional de saúde ajuda as pessoas não só a combater as doenças, mas também desenvolve a capacidade de acolhimento, da escuta qualificada e da construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas.
Na perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH), que se estrutura a partir de princípios, de método, de dispositivos e de diretrizes, esse profissional de saúde está desenvolvendo uma prática que se identifica com a diretriz da/o

  • A co-gestão.
  • B acolhimento.
  • C clínica ampliada.
  • D defesa dos direitos.
  • E valorização do trabalhador.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Uma das estratégias para isso na política é a realização do Acolhimento.
Assinale a alternativa que indica corretamente o que é, e como realizar o acolhimento, segundo a PNH.

  • A É criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.
  • B É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito, utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos.
  • C É a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto à ampliação das tarefas da gestão. Rodas de conversa para colocar as diferenças em contato de modo a produzir movimentos de desestabilização que favoreçam mudanças nas práticas de gestão e de atenção.
  • D Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.
  • E É a prática de reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.