Questões de Geografia Cultural (Geografia)

Limpar Busca

Avalie o fragmento textual a seguir



“É produzido a partir da afetividade, da sensação de pertencimento, do modo como nos adaptamos e nos apropriamos das realidades globais que se introduzem no local, que dão sentido à própria distribuição objetiva das coisas e das pessoas nessa porção do espaço geográfico”. (BARTOLY, 2011, p. 73) 



Esse fragmento faz referência ao conceito de

  • A Território.
  • B Região.
  • C Lugar.
  • D Espaço.

Tuan estabeleceu uma exploração ampla de como os laços emotivos com o ambiente material variam muito de pessoa para pessoa e em intensidade, sutileza e modo de expressão. Fatores que influenciam a profundidade de resposta ao ambiente incluem fundo cultural, gênero, raça e circunstância histórica. Argumenta ele, também, sobre a existência da capacidade sensorial, inata, o elemento biológico e sensorial. Muitos conceitos de Tuan referem-se à emoção com que o homem se relaciona com uma escala do espaço humano, individualizado por sentidos positivos de pertencimento, proteção, segurança, ou o território como área com fronteiras, marcada pelo sentimento de posse, preservação e defesa do ponto de vista das comunidades.

Mariana Ferreira Cisotto. Sobre topofilia, 2013 (com adaptações).

O conceito geográfico abordado no fragmento de texto precedente é o de

  • A paisagem observada.
  • B lugar de enraizamento.
  • C territorialidade cultural.
  • D regionalização humanizada.
  • E espaço geográfico.

Em relação às aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, assinale a opção correta.

  • A As competências e habilidades da BNCC estão estruturadas na articulação de um todo indissociável entre formação geral básica e itinerários formativos.
  • B A organização por quatro áreas do conhecimento não exclui as disciplinas, mas debilita as relações entre elas e a sua contextualização para a apreensão da realidade.
  • C Na análise de cada área do conhecimento do ensino médio, estão definidas competências específicas, mas há uma séria contenda docente na articulação das respectivas competências às áreas do ensino fundamental.
  • D Os itinerários formativos aparecem no ensino médio como unidades curriculares de apoio e necessária continuidade da formação geral básica para que os estudantes tenham mais aulas teóricas de cada componente curricular.
  • E A BNCC explica a progressão das aprendizagens essenciais do ensino fundamental para o ensino médio, com base no conjunto das competências específicas e suas habilidades, mas desarticula o projeto de vida do estudante.

Mais de 7,2 mil refugiados do Afeganistão chegaram ao Brasil entre 2021 e 2023. Essas pessoas tiveram de mudar de direção para sobreviver e encontraram no Brasil a oportunidade de continuar a escrever suas histórias graças ao visto humanitário. 

Internet:<acnur.org>  (com adaptações).

Em relação ao tema tratado no texto precedente, assinale a opção correta.

  • A O colapso da economia local força a saída dos afegãos de seu país há mais de uma década, mas a ajuda humanitária, devido à pandemia de covid-19, gerou um aumento desse fluxo especialmente em 2021.
  • B A saída em massa dos refugiados afegãos está ligada à extensão da Primavera Árabe, através da guerra na Síria, que tem feito o aliado Afeganistão obrigar a população a se alistar.
  • C A fuga dos afegãos se deu após a retirada das tropas estadunidenses que ocupavam o país havia 20 anos e a volta do controle estatal pelos membros do Talibã.
  • D O comando estatal no Afeganistão por um grupo islâmico extremista nas últimas duas décadas é a razão pela qual parte da população afegã tem migrado para democracias distantes como o Brasil.
  • E A morte de Osama Bin Laden não abalou o comando estatal do Afeganistão, haja vista que o totalitarismo talibã tem expulsado os afegãos de seu país durante a última década.

Em aulas sobre o Oriente Médio para o 9.º ano do ensino fundamental, com foco na abordagem do conflito mais atual entre judeus e palestinos, são apontados seus agentes principais, assim como é demonstrada a espacialidade étnica, religiosa e territorial.

A habilidade da Base Nacional Comum Curricular usada para o planejamento das aulas descritas no texto precedente corresponde a uma análise

  • A do critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.
  • B da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
  • C da atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
  • D das transformações territoriais, considerando-se o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.
  • E dos impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.