Questões de Escalas (Geografia)

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Um grupo de pesquisadores analisa as mudanças no uso do solo em uma bacia hidrográfica ao longo de um período de 20 anos. Para tal estão utilizando diferentes conjuntos de dados, incluindo imagens de satélite em diversas resoluções espaciais e mapas topográficos em diferentes escalas. A equipe precisa analisar como a escala de representação afeta a interpretação das mudanças no uso do solo e como integrar essas informações de forma consistente.
Nesse contexto, o principal impacto da escala na representação do uso do solo é que, ao se alterar a escala, ocorre uma:

  • A mudança na interpretação da informação, em função da generalização cartográfica, que simplifica a representação, podendo levar a perdas ou alterações na informação;
  • B modificação na precisão da localização, sem, contudo, afetar a representação dos tipos de uso do solo, pois os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) corrigem distorções, mantendo a integridade da informação;
  • C influência na quantidade de informações, pois escalas menores são ideais para áreas urbanas e escalas maiores, para áreas rurais, devido à relação entre detalhe e tipo de uso do solo;
















  • D alteração na quantidade de detalhes, de modo que escalas maiores podem simplificar a representação e ocultar informações, enquanto escalas menores mostram mais detalhes
  • E variação na área geográfica representada, com escalas maiores mostrando áreas maiores e escalas menores mostrando áreas menores, mantendo o mesmo nível de detalhamento em ambas.

A leitura de mapas e a compreensão de escalas são essenciais para o entendimento das relações espaciais. Marque a alternativa que descreve adequadamente o uso de escalas e projeções cartográficas na representação do espaço.

  • A Evitar escalas numéricas em mapas mundiais, pois não traduzem diferenças de proporção entre áreas.
  • B Utilizar projeções exclusivamente cilíndricas, anulando distorções em latitudes elevadas.
  • C Escolher escalas e projeções adequadas aos objetivos da análise, reconhecendo que cada projeção possui limitações e vantagens.
  • D Aplicar a mesma escala em todos os mapas, independentemente do tamanho da área representada.

A cartografia moderna envolve os sistemas de projeção e as escalas variadas. Marque a alternativa CORRETA.

  • A Mapas de grande escala retratam áreas menores com maior detalhamento, enquanto escalas reduzidas abrangem grandes extensões com menos pormenores.
  • B A projeção de Gall-Peters não distorce áreas, mas amplifica ângulos, mantendo geometria perfeita.
  • C A escala gráfica não permite comparação direta entre mapas distintos.
  • D As projeções cartográficas nunca influem na percepção de tamanhos continentais, pois todas são equivalentes em área e forma.

A direção de uma escola situada no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo, decidiu levar seus alunos para conhecer um município próximo, São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro. Aproveitando o momento, o professor de Geografia criou um desafio para seus alunos.
O docente pediu que seus discentes calculassem a distância entre as duas cidades. Para isso, os alunos receberam um mapa com escala 1:1.000.000. Para ajudar e padronizar as respostas, o professor sinalizou que, no mapa físico, as distâncias entre os dois pontos, as duas cidades, representavam 4,5 cm.
Considerando as informações da escala cartográfica, medidas do mapa físico e que a medição do mapa foi realizada em linha reta, os alunos concluíram que, para o trabalho de campo realizado com a escola, eles percorreriam:

  • A 4,5 km
  • B 45 km
  • C 450 km
  • D 4.500 km

Sobre escalas cartográficas, é correto afirmar que:

  • A A escala 1:50.000 indica que 1 unidade no mapa equivale a 50.000 unidades no terreno.
  • B Mapas em grandes escalas são utilizados para representar continentes e grandes regiões.
  • C Escalas gráficas são mais precisas do que as numéricas para cálculos de distância.
  • D Escalas numéricas apresentam a relação entre a distância no mapa e a real, expressa em forma gráfica.