Questões de Cartografia (Geografia)

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Sobre orientação e localização, relacione os pontos apresentados a seguir às respectivas definições.

1. Pontos antecos. 2. Pontos antípodas. 3. Pontos periecos.

( ) são dois pontos sobre a superfície do planeta localizados sobre o mesmo meridiano, porém, em hemisférios diferentes e à mesma distância da linha do Equador.

( ) são dois pontos localizados em posições diametralmente opostas. Dessa forma, têm latitudes iguais em hemisférios opostos (norte – sul) e longitudes que diferem de 180 em hemisférios opostos (leste – oeste).

( ) são dois pontos situados na intersecção de um mesmo meridiano com um mesmo paralelo, isto é, quando têm igual latitude e as longitudes respectivas diferem de 180 em 180º.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 2 – 1 – 3.
Podemos representar um objeto ou uma paisagem de diferentes formas, dependendo do ponto de vista do qual os observamos (...) As representações dos lugares podem ser diretas, indiretas e imaginárias (...) Para fazer os mapas, cartas e plantas, utilizam-se imagens de drones, de aviões e de satélites, (...) que de acordo com a maior ou menor distância da superfície originará diferentes escalas cartográficas de análise. (...) Para realizar a leitura dos mapas e das imagens é necessário entender qual é a visão adotada na sua criação.

SIMIELLI, Maria Elena. Projeto Ápis. São Paulo: Scipione, 2020. ps. 11, 13 e 23 (adaptado).

De acordo com o referencial teórico apresentado, relacione os diferentes pontos de vista de observação da paisagem às suas características.

1. Visão oblíqua 2. Visão vertical 3. Visão frontal

( ) Observamos uma paisagem em primeiro plano, do nosso ponto de vista a partir do local que ocupamos, como apresentado no google street.
( ) Espaço da Terra visto do céu em forma diagonal, como se o observador estivesse em cima, mas vendo um pouco de lado.
( ) Espaço visto do alto, do azimute em relação ao que está sendo observado, como se uma linha traçada deste ponto até o chão formasse um ângulo reto.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 2 – 1 – 3.

O geoprocessamento é uma tecnologia interdisciplinar que

  • A apresenta divergência de uso para as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra.
  • B devido à aplicação da escala, não pode ser aplicada para o estudo de fenômenos que ocorrem nas cidades médias.
  • C traduz a informação geográfica de diversas disciplinas em representações computacionais.
  • D é obsoleta para automatização da produção de documentos.
  • E apoia-se no paradigma dos quatro universos: mundo real, matemático, de representação e artístico.

O globo terrestre possui 24 fusos de 15º cada para fins de organização dos horários. No entanto, por motivos diversos, os países podem fazer adaptações em seus fusos para fins de organização interna. Sendo assim, muitos países adotam o “horário de verão” durante essa estação, quando a luminosidade do sol dura por mais horas. No Brasil, o horário de verão

  • A foi implantado anualmente desde o ano 1931.
  • B foi pensado para o incentivo ao lazer.
  • C deixou de ocorrer no Brasil desde 2018, por força de decreto.
  • D foi implantado anualmente desde o ano 1965.
  • E foi pensado para a economia de energia elétrica.

A cartografia temática

  • A surgiu em meados do século XVII.
  • B foi fundamental para a expansão do mercantilismo europeu.
  • C surgiu em dissonância com a ciência geográfica.
  • D eclodiu com a contribuição de Alexander Von Humboldt e Karl Ritter.
  • E traduziu a experiência da topografia.