Questões de Cartografia (Geografia)

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Marque a alternativa que guarda relação com a definição a seguir. Diz respeito à cartografia de referência que preparará um pano de fundo adequado para o conteúdo que se deseja exibir, valendo-se de levantamentos topográficos, imagens de satélite e outros dados geoespaciais.

  • A Cartografia temática.
  • B Base cartográfica.
  • C Design gráfico.
  • D Paralelos.

Um mapa topográfico com escala 1:50.000 representa uma área de forma mais detalhada do que um mapa com escala 1:250.000. Essa diferença decorre do fato de que:

  • A Escalas maiores representam áreas menores com maior nível de detalhe.
  • B Quanto maior o denominador da escala, mais detalhado será o mapa.
  • C Quanto menor o denominador da escala, maior será a generalização cartográfica.
  • D Escalas menores são sempre utilizadas em mapas escolares e, por isso, mais detalhadas.

O Meridiano de Greenwich é a linha que define o meridiano 0°, dividindo a Terra em hemisfério oriental e ocidental. Esse meridiano foi adotado como padrão internacional para a navegação e para a definição de:

  • A Latitudes.
  • B Norte e Sul.
  • C Fusos horários.
  • D Distribuição de calor.
  • E Solstícios.

O Meridiano de Greenwich é a linha que define o meridiano 0°, dividindo a Terra em hemisfério oriental e ocidental. Esse meridiano foi adotado como padrão internacional para a navegação e para a definição de:

  • A Latitudes.
  • B Norte e Sul.
  • C Fusos horários.
  • D Distribuição de calor.
  • E Solstícios.

Segundo o Currículo Paulista (2019) a educação cartográfica e a linguagem cartográfica

  • A permitem, através delas, capacitar as pessoas ao acesso de conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
  • B têm um papel importante no processo de aprendizagem em Geografia, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o entendimento das interações, dinâmicas, relações e dos fenômenos geográficos em diferentes escalas e para a formação da cidadania e da criticidade e autonomia do estudante.
  • C possibilitam compreender não só as relações sociais, mas também os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e como esses fenômenos afetam a população. Por meio dessa compreensão, podemos observar as diferenças entre os povos, sua localização, suas diferenças sociais, econômicas e políticas.
  • D têm a função de tentar explicar e compreender o mundo, de situar o educando no contexto socioespacial onde vive e de construir instrumentos para tornar o mundo mais justo para a humanidade por meio da formação de cidadãos.
  • E proporcionam ao aluno o conhecimento dos elementos naturais, culturais e artificiais que constituem as identidades espaciais, entendendo o espaço como produto das relações socioeconômicas, culturais e de poder, reconhecendo os diferentes contextos geo-históricos.