Atualmente, as instituições têm utilizado sistemas eletrônicos para agilizar os procedimentos e aumentar a capacidade de recuperação das informações. Essa modificação do documento em papel para documento eletrônico ocorre em razão do avanço das novas tecnologias, que trazem benefícios e desafios para os profissionais. O Sistema Eletrônico de Informação (SEI), utilizado nas instituições, trouxe economia de espaço, facilidade no acesso, rapidez na produção, transmissão e armazenamento, o que permite uma maior interação com os usuários. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública.
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed.,rev., atual. e ampl. - Brasília: Presidência da República, 2018. 189p. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf. Acesso em 01 dez. 2022. (Adaptado)
O uso dos sistemas eletrônicos para a produção de documentos oficiais não anula os requisitos básicos previstos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação de textos. Relacione os atributos da redação oficial apresentados na coluna à esquerda com as definições apresentadas na coluna à direita.
(1) Precisão (2) Objetividade (3) Concisão (4) Formalidade (5) Padronização
( ) Observância a regras de civilidade, apresentação do texto, diagramação e emprego da norma-padrão da língua.
( ) Qualidade do texto em transmitir o máximo de informação com o mínimo de palavras.
( ) Emprego de linguagem respeitosa e uso das orientações dos manuais.
( ) Articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.
( ) Apresentação de ideias em hierarquia: inicialmente, as principais e, posteriormente, as secundárias.
A sequência correta é
-
A 1 - 4 - 3 - 2 - 5.
-
B 2 - 3 - 4 - 5 - 1.
-
C 3 - 4 - 2 - 1 - 5.
-
D 5 - 3 - 4 - 2 - 1.
-
E 5 - 3 - 4 - 1 - 2.