Questões de Educação nas Questões Sociais (Atualidades)

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Em relação ao cenário bélico do mundo contemporâneo, julgue o item que se segue. 


Na atualidade, a educação deixou de ser um tema importante para as sociedades, substituída pelas novas tecnologias e suas inovações.

  • Certo
  • Errado

Analise o texto abaixo:
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua) publicada pelo IBGE, a taxa de escolarização para as pessoas de 6 a 14 anos de idade, em 2023, foi de ..................... , o equivalente a um contingente de 26,1 milhões de estudantes no sistema de ensino brasileiro. Seu patamar elevado vem se mantendo desde 2016, ficando muito próximo à universalização estabelecida pela Meta 2 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A 75%
  • B 78%
  • C 80,2%
  • D 89,4%
  • E 99,4%

Nas inscrições para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) em janeiro de 2024, os candidatos puderam perceber a inclusão da categoria “quilombola”, para se referir a pessoas que pretendem ingressar na universidade pública por meio das ações afirmativas.

É correto afirmar que as ações afirmativas

  • A são práticas vinculadas à caridade, que objetivam auxiliar e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • B são experiências de mídia que visam afirmar a identidade cultural das populações moradoras das comunidades remanescentes de quilombos.
  • C são políticas públicas que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente.
  • D são stands do governo federal, normalmente localizados em frente a escolas de Ensino Médio e faculdades, que buscam orientar os jovens na escolha sobre o curso superior que irão cursar.
O site da Organização das Nações Unidas (ONU) explica que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Entre as muitas ações desenvolvidas no país para alcançar esses objetivos está a revalidação de diplomas, conforme história publicada no site da instituição em início de 2024.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Revalidação de diplomas ajuda pessoas refugiadas a seguirem seus sonhos no Brasil
A UFF é uma das 41 universidades em todo o Brasil envolvidas nesse programa inclusivo como parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM), uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro da ONU morto junto com 21 de seus colegas em um ataque a bomba no Iraque em 2003.
A CSVM se comprometeu no Fórum Global sobre Refugiados (GRF, na sigla em inglês) de 2019 a “promover a inclusão de refugiados e outras pessoas deslocadas”, o que faz por meio de pesquisa, ensino, extensão, advocacy e formulação de políticas voltadas para questões de refugiados, incluindo a revalidação de diplomas para permitir que eles sigam carreiras em suas áreas de especialização. Quase 500 diplomas foram revalidados pela rede no Brasil nos últimos cinco anos.

A ação descrita atende a alguns dos ODS listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  • A Educação de Qualidade.
  • B Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
  • C Arte, Cultura e Comunicação.
  • D Redução das Desigualdades.
  • E Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
No Brasil, é possível acessar o ensino superior através de uma prova, criada em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes. Tal avaliação ocorre em dois dias; a nota pode ser utilizada para participar de programas como Sisu, Fies e ProUni, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Considerando o exposto, trata-se de: 
  • A Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
  • B Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb.
  • C Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP.
  • D Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc.