Questões de Educação nas Questões Sociais (Atualidades)

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Em janeiro de 2025, o Brasil sancionou a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como celulares, em instituições de ensino públicas e privadas durante as aulas, recreios e intervalos. Considerando os aspectos pedagógicos e os impactos no aprendizado, a restrição do uso de celulares nas escolas

  • A aumenta significativamente o desempenho dos alunos, pois elimina qualquer possibilidade de distração e incentiva exclusivamente os métodos tradicionais de ensino, como o uso de livros didáticos e lousas, que se mostram mais eficazes no aprendizado.
  • B impacta de forma neutra no aprendizado, pois as novas gerações já estão altamente adaptadas ao ambiente digital e conseguem dividir sua atenção de maneira eficaz. Dessa forma, não há evidências de que o uso do celular comprometa significativamente a concentração e o desempenho acadêmico.
  • C prejudica o aprendizado, pois impede o acesso à conteúdos complementares e inovações tecnológicas que fazem parte da realidade educacional moderna. Além disso, a retirada dos dispositivos em sala de aula desconecta os alunos do mundo digital, prejudicando sua preparação para o mercado de trabalho.
  • D favorece a atenção e a concentração dos alunos, reduzindo distrações e melhorando o desempenho acadêmico. No entanto, estudos mostram que, quando bem direcionados, os dispositivos móveis podem ser ferramentas pedagógicas valiosas para complementar o ensino, especialmente em metodologias ativas e no ensino híbrido.

Qual das medidas abaixo relacionadas foi implementada nas escolas do Brasil em 2025?

  • A Restrição do uso de smartphones nas escolas, permitindo-o apenas em emergências, para fins educacionais ou para estudantes com deficiência.
  • B Proibição total do uso de smartphones por alunos e professores em todas as escolas.
  • C Obrigatoriedade do uso de smartphones em todas as atividades escolares.
  • D Liberação irrestrita do uso de smartphones durante todo o período escolar.

Qual das medidas abaixo relacionadas foi implementada nas escolas do Brasil em 2025?

  • A Restrição do uso de smartphones nas escolas, permitindo-o apenas em emergências, para fins educacionais ou para estudantes com deficiência.
  • B Proibição total do uso de smartphones por alunos e professores em todas as escolas.
  • C Liberação irrestrita do uso de smartphones durante todo o período escolar.
  • D Obrigatoriedade do uso de smartphones em todas as atividades escolares.

Qual das medidas abaixo relacionadas foi implementada nas escolas do Brasil em 2025?

  • A Liberação irrestrita do uso de smartphones durante todo o período escolar.
  • B Obrigatoriedade do uso de smartphones em todas as atividades escolares.
  • C Proibição total do uso de smartphones por alunos e professores em todas as escolas.
  • D Restrição do uso de smartphones nas escolas, permitindo-o apenas em emergências, para fins educacionais ou para estudantes com deficiência.

Sobre os desafios da educação no Brasil, há uma busca crescente por inovações que melhorem a qualidade do ensino, especialmente diante das desigualdades regionais. Qual das alternativas a seguir demonstra corretamente uma tendência recente em políticas educacionais voltadas ao enfrentamento dessas desigualdades e suas potenciais limitações?

  • A Programas de educação a distância estão se mostrando mais eficazes em regiões rurais, embora esbarrem em desafios de acesso tecnológico e infraestrutura de rede insuficiente.
  • B A adoção de práticas pedagógicas diversificadas, com forte incentivo a disciplinas de ciências exatas, tem melhorado a taxa de aprovação e de ingresso no ensino superior em todas as regiões do Brasil.
  • C A ampliação de vagas para cursos superiores gratuitos aumentou o número de formandos de baixa renda, especialmente no Norte e no Centro-Oeste, áreas com altos índices de analfabetismo.
  • D A ampliação do acesso ao ensino bilíngue em escolas públicas de zonas urbanas tem sido mais efetiva em municípios do interior do país do que nas capitais.