Questões de Dívida e Endividamento (Administração Financeira e Orçamentária)

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Segundo o art. 31 da Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, ao ultrapassar o limite da Dívida Consolidada em determinado quadrimestre, o ente da Federação deverá efetivar sua recondução até o término de:

  • A 30 dias subsequentes.
  • B 3 quadrimestres subsequentes.
  • C 6 quadrimestres subsequentes.
  • D 8 semestres intercalados.
  • E 12 semestres ininterruptos.

Considerando o tema responsabilidade fiscal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do Chefe do Poder Executivo.
( ) No âmbito municipal, as Despesas com Pessoal estão limitadas a 60% da Receita Corrente Líquida de cada período de apuração. Este percentual é assim segregado entre os Poderes: 56% para o Executivo e 4% para o Legislativo.
( ) Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos dois anos seguintes, reduzindo o excedente em pelo menos 50% no primeiro.

A sequência está correta em

  • A V, F, V.
  • B F, F, V.
  • C V, F, F.
  • D V, V, F.

Um analista orçamentário, ao elaborar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), identificou que cometeu um erro ao demonstrar o valor total da Dívida Consolidada Líquida (DCL).

Nesse sentido, em tempo hábil, a emissão do RGF buscou apurar o montante da dívida consolidada, deduzidas:

  • A as disponibilidades de caixa, os investimentos resgatáveis e os demais haveres;
  • B as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e os demais haveres financeiros;
  • C as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e as provisões;
  • D as disponibilidades de caixa e os adiantamentos;
  • E as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras, demais haveres financeiros e restos a pagar processados.

Junto ao controle da despesa com pessoal, o controle da dívida consolidada é um dos mais relevantes no contexto dos limites fiscais tratados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. No caso da dívida consolidada, o seu limite foi estabelecido em termos de dívida consolidada líquida (DCL).

Com isso, para apuração da DCL do montante da dívida consolidada, devem ser deduzidos os:

  • A adiantamentos concedidos a fornecedores;
  • B créditos tributários reconhecidos por competência;
  • C depósitos restituíveis e valores vinculados;
  • D empréstimos e financiamentos concedidos;
  • E valores inscritos em dívida ativa.

Um ente público deseja destinar certa quantia de recursos ao setor privado, atendendo às condições estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A destinação dos recursos está prevista na Lei Orçamentária do ente.

Ao analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), identificou-se que as formas previstas para essa destinação deverão ser:

  • A empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e participação em constituição ou aumento de capital;
  • B empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e para aumento de pessoal;
  • C empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e investimentos;
  • D empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções e aumento de estoque;
  • E empréstimos, financiamentos e refinanciamentos, composição de dívidas, concessão de subvenções, sem possibilidade de aumentar capital.