Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Pedagogia)

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Uma turma demonstrou grande curiosidade sobre reciclagem, mas as aulas de Ciências restringiam-se à exposição de conceitos gerais de química e física, sem conexões práticas. Observou-se dificuldade em relacionar propriedades dos materiais à separação seletiva. Que estratégia fortaleceria o vínculo conceitual com o contexto local?

  • A Privilegiar o ensino de equações químicas avançadas, sem considerar aspectos de reaproveitamento.
  • B Proibir discussões sobre resíduos sólidos para cumprir o cronograma de conteúdos.
  • C Limitar-se à classificação superficial de papéis e plásticos, sem detalhar composição ou utilidade.
  • D Desenvolver ações de coleta seletiva, articulando características físico-químicas dos materiais e aplicando soluções na comunidade.

Uma professora da educação básica, ao trabalhar temáticas ambientais em suas turmas, optou por fazer um debate sobre os serviços ecossistêmicos, ou seja, sobre os benefícios para o bem-estar humano obtidos a partir dos ecossistemas. Para tal, a professora abordou diferentes tipos de conteúdos, agrupados conforme o quadro abaixo.
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Fonte: Conrado, Dália Melissa; Nunes-Neto, Nei de Freitas. Dimensões do conteúdo em questões sociocientíficas no ensino de ecologia. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, 16, Lisboa. Anais [...]. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p. 432-435, 2015. Disponível em: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, acesso em 2024. Adaptado.

Diante do exposto, considerando a tipologia de conteúdos de Zabala, marque a alternativa CORRETA.

  • A Os conteúdos que integram o grupo 2 são apenas procedimentais, pois nesta tipologia são incluídos conteúdos que englobam conhecimentos sobre técnicas, métodos, habilidades, estratégias e procedimentos.
  • B Os conteúdos que integram o grupo 1 são apenas factuais, pois nesta tipologia estão presentes os conteúdos que englobam conhecimentos sobre fatos, acontecimentos, situações, dados e conceitos, ou seja, fenômenos concretos e singulares.
  • C Para os conteúdos do grupo 3 serem considerados somente atitudinais, o conteúdo que envolve o conhecimento sobre a legislação que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais deve ser transposto para outro grupo, pois as normas não fazem parte dos conteúdos atitudinais.
  • D Em um ensino que propõe a formação integral do estudante, a presença dos conteúdos do grupo 1, que engloba conhecimentos sobre conceitos, deve ser preponderante em relação às demais tipologias de conteúdos: procedimentais e atitudinais.
  • E O conceito de valor, presente no grupo 1, pode ser considerado um conteúdo atitudinal, pois essa tipologia de conteúdo engloba apenas conhecimentos sobre valores e atitudes, ou seja, aquilo que é preciso aprender a ser.

Certo professor do ensino básico deseja ensinar sobre a importância da biodiversidade para uma turma do 5º ano. Qual abordagem prática maximiza a compreensão dos alunos, utilizando conceitos de aprendizagem casual e organizada?

  • A Organizar um intercâmbio virtual com uma escola em uma região diferente, onde os alunos compartilham informações sobre a biodiversidade local e comparam as características das espécies de cada região, seguido de uma análise crítica das diferenças observadas.
  • B Desenvolver um projeto de longo prazo onde os alunos monitoram a biodiversidade em uma área específica da escola, registrando e analisando a presença de diferentes espécies ao longo do tempo, culminando em uma apresentação científica dos resultados.
  • C Levar os alunos para uma trilha ecológica, onde possam observar diferentes espécies em seu habitat natural e registrar suas observações em um diário de campo. Posteriormente, realizar uma atividade em sala de aula que conecte essas observações com conceitos teóricos de biodiversidade e ecologia.
  • D Promover uma campanha de conscientização sobre a importância da biodiversidade na escola, onde os alunos são responsáveis por criar materiais educativos (cartazes, vídeos, apresentações) baseados em pesquisas bibliográficas, e depois discutir como essas atividades impactam a aprendizagem sobre o tema.

São objetivos fundamentais da educação ambiental, EXCETO:

  • A O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
  • B O aumento da lucratividade, crescimento e participação no mercado, envolvendo várias medidas, como inovação, eficiência operacional, desenvolvimento de produtos e serviços e marketing.
  • C O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do país, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade.
  • D O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Segundo a investigação de Melo Júnior e colaboradores, quais são os pilares de uma prática educativa eficaz para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica?

  • A Desmatamento controlado e aumento da produção agrícola.
  • B Expansão urbana e uso intensivo de produtos químicos.
  • C Extração mineral e industrialização da região.
  • D Sensibilização ambiental e conservação da biodiversidade.