Questões de Diagnósticos e soluções (Mecânica de Autos)

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Ao acionar a chave de ignição em um veículo, ouve-se o ruído de acionamento do solenoide de partida, porém o motor de partida não gira.

O próximo teste para identificar o problema é medir a

  • A tensão de alimentação das escovas.
  • B tensão de alimentação do pino 50.
  • C resistência da bobina do solenoide.
  • D resistência do cabo massa do motor.
  • E continuidade do cabo da bateria.

Um condutor reclama que seu veículo apresenta queda de potência nas luzes dos faróis altos e baixos durante o uso à noite.

Esse problema é comumente provocado por

  • A lâmpadas com potência abaixo das especificações.
  • B cabo de bateria com resistência muito baixa.
  • C bateria com tensão abaixo das especificações.
  • D interrupções internas na chave do farol.
  • E regulador de tensão do alternador defeituoso.

Ao dar partida no veículo, percebe-se que o pinhão do motor de partida não retorna, apresentando um forte barulho.

O problema possivelmente é

  • A a engrenagem do volante do motor quebrada.
  • B a mola de avanço travada recolhida.
  • C o focinho do motor de partida quebrado.
  • D o focinho da partida com excesso de folga.
  • E a mola de retrocesso fraca ou quebrada.

A atuação do Oficial de Manutenção − Aplicação: Elétrica de Autos exige versatilidade e conhecimento técnico para lidar com diferentes tipos de veículos e equipamentos. Situações complexas e imprevistas podem surgir, demandando do profissional a capacidade de improvisar e solucionar problemas com criatividade e segurança.

Enunciado:

Um Oficial de Manutenção é chamado para realizar um reparo emergencial em uma viatura policial que teve o sistema de iluminação danificado durante uma perseguição. Ao analisar o problema, ele constata que o farol principal está com a fiação rompida e não há material de reposição disponível no momento. Considerando a urgência da situação e a necessidade de garantir a segurança dos policiais, qual a alternativa mais adequada para o Oficial de Manutenção?

  • A Desligar o farol danificado e acionar o farol auxiliar, garantindo a iluminação mínima necessária para a viatura.
  • B Isolar a fiação danificada com fita isolante e orientar o policial a conduzir a viatura com cautela até a oficina.
  • C Remover o farol danificado e improvisar um sistema de iluminação alternativo com lanternas portáteis.
  • D Utilizar um pedaço de fio de cobre de bitola similar ao original, realizando uma emenda provisória com conectores apropriados.

A habilidade de diagnosticar e solucionar problemas em veículos é crucial para um mecânico. Isso requer conhecimento técnico, atenção aos detalhes e capacidade de interpretar os sintomas apresentados pelo veículo.
Um veículo chega à oficina com o motor superaquecendo. O mecânico, após uma análise, constata que a ventoinha de arrefecimento não está funcionando.
Quais as possíveis causas para o problema na ventoinha e como o mecânico pode realizar o diagnóstico para identificar a causa raiz do defeito?

  • A Defeito no motor elétrico da ventoinha, fusível queimado, problema no sensor de temperatura ou falha no relé. O mecânico pode verificar a continuidade do circuito elétrico com um multímetro, inspecionar o fusível e testar o sensor de temperatura e o relé.
  • B Vazamento no sistema de arrefecimento, radiador obstruído, bomba d'água com defeito ou termostato travado. O mecânico pode verificar visualmente o sistema em busca de vazamentos, inspecionar o radiador e testar a bomba d'água e o termostato.
  • C Baixo nível de óleo do motor, filtro de óleo obstruído, bomba de óleo com defeito ou válvula de alívio da pressão do óleo com defeito. O mecânico pode verificar o nível de óleo, inspecionar o filtro de óleo e testar a bomba de óleo e a válvula de alívio.
  • D Velas de ignição com defeito, cabos de vela danificados, bobina de ignição com defeito ou módulo de ignição com defeito. O mecânico pode inspecionar as velas de ignição e os cabos de vela, e testar a bobina de ignição e o módulo de ignição.