Questões de Custo de Oportunidade para Controle e Decisão (Contabilidade de Custos)

Limpar Busca

De acordo com Garcia (2018), a Microeconomia analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Nesse sentido, as formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: a) número de empresas que compõem esse mercado; b) tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados); c) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. Sobre os tipos de mercado, assinale a alternativa que representa a estrutura de mercado intermediária, existindo um número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem, seja pela prestação de serviços complementares, além de margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.  

  • A Concorrência Perfeita.
  • B Monopólio.
  • C Concorrência Monopolística.
  • D Oligopólio.
  • E Concorrência Oligopolística.

Assinale a alternativa que apresenta o nome de um conceito, mais ligado à área da economia do que à área de contabilidade, que representa o quanto uma empresa sacrificou, em termos de remuneração, por ter aplicado seus recursos em uma alternativa em vez de outra.

  • A custo de exposição
  • B custo de exceção
  • C custo de logística
  • D custo de mercado
  • E custo de oportunidade

Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna.


O __________________ mostra o quanto se aumenta no custo total da produção ao se produzir mais uma unidade. Pode-se, ainda, dizer que ele é igual à derivada parcial da função de custo total em relação à quantidade produzida.

  • A Custo médio.
  • B Custo econômico.
  • C Custo de oportunidade.
  • D Custo marginal.
I. O custo do dinheiro está relacionado a contingências, haja vista o preço do dinheiro ser dado pelo custo da negativa que vem junto de determinada escolha de alocação de capital. A decisão de utilizar o dinheiro em um determinado investimento implica, ao mesmo tempo, negar utilizá-lo em qualquer outro. A literatura chama referida situação de ___________________, onde uma escolha traz benefícios próprios e refuta benefícios de outra escolha possível. II. O ____________________ é o retorno da opção de investimento, da qual abre-se mão. É tipicamente medido em termos de uma porcentagem e representa o retorno que o investimento rechaçado possibilitaria. III. A tomada de decisão em qualquer organização se baseia em qual projeto trará o maior benefício, que necessariamente pondera o custo de oportunidade, atentando a dois conceitos fundamentais na avaliação de qualquer investimento, quais sejam: ____________________. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as afirmativas anteriores.
  • A I. trade-off II. custo de capital III. aceitação e aversão
  • B I. trade-off II. custo de oportunidade III. risco e retorno
  • C I. custo de oportunidade II. trade-off III. risco e retorno
  • D I. risco e retorno II. trade-off III. preferência e governabilidade

Os dados abaixo foram extraídos da contabilidade de uma empresa industrial, que durante o ano de T1 fabricou um único produto:


• Preço de venda médio unitário durante o ano de T1: ......................................... $ 4,00.

• Custos e Despesas Variáveis médios unitários durante o ano de T1: ................ $ 2,50.

• Custos e Despesas Fixos desembolsados durante o ano de T1: ....................... $ 64.500.

• Despesa de Depreciação dos Ativos Imobilizados para o ano de T1: ................ $ 10.500.

• Patrimônio Líquido da empresa em 31/12/T0: .................................................... $ 100.000.

• Custo de oportunidade do capital próprio: .......................................................... 12%.

• Durante o ano de T1 a empresa produziu e vendeu 60.000 unidades de seu produto.


Considerando a análise da relação Custo/Volume/Lucro e os conceitos de Ponto de Equilíbrio, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A empresa produziu e vendeu durante T1 um total de 10.000 unidades a mais do que seria necessário para se atingir o Ponto de Equilíbrio Financeiro.

( ) Uma redução de $ 0,25 no preço de venda do produto iguala o volume de produção e vendas de T1 com o Ponto de Equilíbrio Contábil.

( ) Um aumento de 25% no preço de venda do produto provocaria uma redução de 30% no volume de produção e vendas da empresa, e, mesmo assim, ocorreria um aumento da folga de unidades produzidas e vendidas em relação aos três conceitos de Ponto de Equilíbrio, o que se traduziria em uma margem líquida maior do que em relação à situação efetiva de T1.

( ) O volume de produção e vendas da empresa para o ano de T1 foi inferior ao Ponto de Equilíbrio Econômico, o que significa dizer que a empresa não remunerou adequadamente seus proprietários.


Assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.

  • A F – V – V – F.
  • B F – V – F – V.
  • C V – F – V – F.
  • D V – F – V – V.
  • E V – V – F – V.