Questões de Custeio RKW (Contabilidade de Custos)

Limpar Busca

Julgue o item, relativo à contabilidade geral. 


RKW é um método de alocação de custos aos produtos de todos os gastos, inclusive as despesas, e até mesmo os custos imputados, aumentando-se, com isso, os estoques em cada exercício. 

  • Certo
  • Errado
A Indústria Gama produz 500 unidades por mês do produto A. Os gastos totais da empresa são:
• Materiais diretos = R$ 10.000,00 • Mão de obra = R$ 15.000,00 • Custos indiretos de produção = R$ 25.000,00 • Despesas = R$ 30.000,00
Sabendo-se que a empresa utiliza o Custeio Pleno ou RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit), qual é o custo pleno unitário?
  • A R$ 50,00
  • B R$ 80,00
  • C R$ 100,00
  • D R$ 160,00

Dentre os diversos métodos para apuração de custos, com finalidade gerencial, não reconhecidos como oficiais pela legislação fiscal brasileira, aquele que se destaca pela característica de propor valores prévios e confrontá-los com o execução real do projeto, apurando possíveis discrepâncias entre o valor previsto e o realizado, é denominado mais popularmente como:

  • A Custo Padrão.
  • B Custo Variável.
  • C Custo Marginal.
  • D Custo por Absorção.
  • E Custo RKW.

No que se refere à metodologia do custeio por absorção, julgue o item seguinte.


O custeio RKW é um tipo de custeio por absorção.

  • Certo
  • Errado

A utilização adequada de um método de custeio apresenta-se como um válido instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios à avaliação de desempenho dos gestores, ao processo de tomada de decisões e à formação de preços de venda dos produtos da organização. Para tanto, os gestores devem analisar as características específicas de cada método a fim de verificar aquele que mais condiz com a estrutura da organização, além de considerar aquele que mais pode contribuir na criação de vantagens competitivas e em sua vitalidade financeira. Entre os métodos de custeio e formação de preços de venda, o gestor da “123 Comércio Ltda” optou por utilizar o sistema RKW, em que

  • A os preços de venda são formados somente pelos custos variáveis, sejam eles diretos ou indiretos, e pela margem de lucro desejada.
  • B o custo é definido de fora para dentro, ou seja, é um processo de planejamento de lucros em que se parte do preço de venda para se chegar ao custo.
  • C os preços de venda e os custos decorrem dos mecanismos e forças da oferta e da procura, sendo o mercado o responsável pela fixação dos preços.
  • D o custo de produção e o de todas as despesas da empresa, inclusive as financeiras, são rateados por todos os produtos, que, somados ao lucro desejado, constituem o preço de venda.