Questões de Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade (Terapia Ocupacional)

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Segundo a definição de Atividades de Vida Diária (AVD) adotada pela Associação Americana de Terapia Ocupacional, em 1994, é correto afirmar:

  • A Banhar-se é uma AVD.
  • B Limpeza da casa é uma AVD.
  • C Administração financeira é uma AVD.
  • D Execução de jogos de lazer é uma AVD.
  • E Manutenção elétrica da residência é uma AVD.

De acordo com o documento “Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio e processo” em sua terceira edição, versão traduzida para o Português brasileiro por Cavalcanti, Caetano e Elui em 2015 e publicado na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVDs) são ocupações importantes para a pessoa. As AIVDs são comumente avaliadas no processo de terapia ocupacional com a população de adultos e idosos. Relacione V para verdadeiro e F para falso referente e, em seguida, marque a resposta CORRETA.

( ) Uma AIVD importante é o gerenciamento financeiro, que inclui usar recursos fiscais, incluindo métodos alternativos de transação financeira, planejar e usar finanças com objetivos a curto-prazo e a longo-prazo.
( ) Segurança e manutenção emergencial, dirigir e mobilidade na comunidade não podem ser consideradas AIVDs, pois são atividades da vida diária (AVDs).
( ) Cuidado dos outros, cuidado de animais e educação de crianças não são consideradas AIVDs.
( ) O estabelecimento e gerenciamento do lar pode ser considerada uma AIVD na qual a pessoa obtém e faz a manutenção de bens pessoais, da casa e do ambiente (como casa, quintal, jardim, ferramentas, veículos), incluindo manutenção e reparação dos bens pessoais (vestuário e itens da casa).

  • A V, F, V, V
  • B V, V, F, F
  • C F, F, V, V
  • D V, F, V, F
  • E V, F, F, V

Tratando-se do cenário da saúde pública no Brasil, há prevalência de muitas internações por doenças crônicas (2015), muitas das quais culminam em disfunções neurológicas, disfunções renais, amputações, perda de mobilidade, traumatismos e outras. A intervenção do terapeuta ocupacional junto a essas pessoas numa abordagem paliativa, é CORRETO o que se afirma em:

  • A Os cuidados paliativos devem ser implementados por equipe interdisciplinar e multiprofissional, na qual o terapeuta ocupacional tem muito a contribuir para o alívio da dor e diminuição do sofrimento de pacientes e familiares, especialmente em processos de adoecimento e hospitalização.
  • B Os cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças potencialmente fatais, porém não cabe ao terapeuta ocupacional a organização dos cuidados paliativos em pacientes crônicos.
  • C Não cabe ao terapeuta ocupacional criar medidas terapêuticas que não visam cura, nem se aprofundarem no tema para fundamentarem suas práticas, salvo exigência do chefe imediato.
  • D As doenças clinicamente irreversíveis, não carecem mais de abordagem paliativa, na medida em que não reduzem repercussões negativas da doença.
  • E A intervenção do terapeuta ocupacional em cuidados paliativos, inicia-se no estágio terminal da doença, independente do prognóstico.

Considerando os elementos fundamentais para a gestão do cuidado na Atenção Domiciliar, alguns conceitos, dispositivos e ferramentas são essenciais para o processo de trabalho em equipe. Dos elementos abaixo, qual a proposição CORRETA?

  • A Dimensão noética, crenças, formação e responsabilidade.
  • B Dimensão profissional, situação analisadora, segurança e autonomia.
  • C Potência criativa, sistematização, bem estar e vida produtiva.
  • D Acolhimento, clínica ampliada, apoio matricial e projeto terapêutico singular.
  • E Incorporação tecnológica, protocolos, regras e normas.

Pode-se afirmar que o papel principal do Terapeuta Ocupacional dentro de uma equipe multidisciplinar que atende crianças com paralisia cerebral é:

  • A Realização de diagnósticos com prescrição de medicamentos.
  • B Administrar terapias de fala e linguagem.
  • C Monitorar a progressão da doença e facilitar a inclusão escolar.
  • D Melhoria da qualidade de vida e promoção da independência.