Questões de Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA) (História)

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A independência dos Estados Unidos foi um marco no processo de formação de Estados nacionais no continente americano. Sobre esse evento, analise as alternativas e marque a CORRETA:

  • A A independência ocorreu sem conflitos armados, devido à negociação pacífica entre as colônias e a Inglaterra.
  • B A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi baseada em ideais iluministas, como igualdade e liberdade.
  • C O processo de independência foi conduzido exclusivamente por líderes da elite econômica britânica.
  • D A independência dos Estados Unidos resultou em uma economia totalmente autossuficiente e isolada.

Considerando a colonização inglesa na América do Norte e os fatos que desencadearam o processo de independência das Treze Colônias, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A As guerras no continente europeu e os problemas internos na Inglaterra possibilitaram às colônias o desenvolvimento de um regime econômico livre e um sistema político-administrativo com maior autonomia.
  • B Com o início da Revolução Industrial, a Inglaterra abandonou a condição de negligência em relação às suas colônias, aplicando uma política que visava retomar e aumentar o controle sobre as Treze Colônias.
  • C Com o objetivo de eliminar o contrabando, impondo taxas aos colonos, algumas medidas da metrópole provocaram descontentamento, principalmente entre a burguesia das colônias do Norte.
  • D As novas taxas, como a Lei do Selo, entre outras, estabeleciam impostos elevados às Treze Colônias, acabando por gerar ações violentas e boicotes por parte dos colonos.
  • E As Leis Intoleráveis promulgadas pela Inglaterra, entre elas as restrições comerciais com as Leis do Açúcar e do Chá, contribuíram para o início dos combates e a consequente Declaração de Independência.

”Essa foi a guerra mais letal e mais custosa da história dos Estados Unidos. Para uma comparação breve: morreram mais de 600 mil norte-americanos na Guerra Civil; já na famosa Guerra do Vietnã, o número de baixas oficiais foi de 58 mil mortos. O conflito também serviu para criar o mito de Lincoln como grande estadista defensor da liberdade, forjar certo sentimento de identidade nacional baseada na superioridade do “mundo” do Norte, abrir caminho para o surgimento de determinadas leis comuns e definir a trilha histórica de um país unificado a partir das armas.”
KARNAL. Leandro. História dos Estados Unidos, das origens ao século XXI, 2ª ed. São Paulo. Ed. Contexto. 2007.pg. 136.

Sobre a Guerra Civil Americana, ocorrida entre os anos de 1861 e 1865, é correto afirmar:

  • A Os Estados nortistas, favoráveis ao sistema escravista reagiram com hostilidade à eleição de um presidente abolicionista.
  • B Os sulistas favoráveis à abolição da escravidão, reagiram com hostilidades à eleição de um presidente escravista.
  • C Ocorreu a partir das divergências entre os estados do norte e do sul dos Estados Unidos acerca de várias questões, entre elas o escravismo.
  • D Após a guerra ser vencida pelos Estados sulistas, teve fim o preconceito racial nesse país.
  • E Teve como motivação as medidas adotadas pelo governo Inglês, como restringir a liberdade dos colonos americanos e a criação de novos impostos para o pagamento dos custos da Guerra dos Sete Anos.

O professor pretende discutir com a turma os significados do documento símbolo da autonomia estadunidense, a Declaração de Independência de 1776. Para tanto, disponibiliza o seguinte fragmento textual:


Na última carta pública que escreveu antes de sua morte em 1826, Thomas Jefferson apresentou uma visão ampla da Declaração de Independência, documento que ele havia redigido meio século antes. Ao recusar o convite para comparecer à comemoração do quinquagésimo aniversário da independência americana em Washington, o terceiro presidente do Estados Unidos chamou a Declaração de “um instrumento prenhe do nosso próprio destino e do destino do mundo”. Lamentou que a doença o impedisse de se reunir “ao restante daquele grupo ilustre que se juntou a nós naquele dia, na ousada e incerta eleição que estávamos prestes a realizar por nosso país, entre a submissão e a espada”. Ele teria então: [...] desfrutado com eles o reconfortante fato de que nossos compatriotas, depois de meio século de experiência e prosperidade, continuam a aprovar a escolha que fizemos. Que isso seja, para o mundo – o que acredito que será (para algumas partes em breve, para outras, mais tarde, e finalmente para todas) –, o sinal para que homens inspiradores rompam os grilhões sob os quais a ignorância e a superstição monacais os têm persuadido a se restringir, e assumam as bênçãos e a segurança do autogoverno.
Thomas Jefferson apud ARMITAGE, David. Declaração de Independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.7- 8.

Considerando o papel do referido documento na história global, o docente deve evidenciar que

  • A a declaração solucionava no seu teor as reivindicações de independências ao redor do mundo ao associar o conceito de territorialidade à concepção de soberania nacional, estabelecendo que o Estado, efetivamente independente, deveria possuir território legítimo e, geograficamente, delimitado.
  • B o gênero de direitos de Estado e de indivíduos da declaração foi reapropriado internacionalmente por diversos documentos de independência, justamente pela sua flexibilidade de incluir definições civilizatórias, concepções de autodeterminação e o florescente discurso dos direitos humanos.
  • C a declaração foi um feito de Thomas Jefferson por empregar suas habilidades jurídicas e retóricas para forjar um instrumento cujo intuito era declarar a independência, sem nenhum modelo prévio para guiá-lo, tornando-a, por essa razão, na referência mundial para outras independências.
  • D o texto privilegia os direitos de Estado em detrimento aos direitos de indivíduos, pois cabia mais nas exigências de reconhecimento de comunidades na esfera internacional que nas reivindicações de cidadãos ou súditos contras seus governantes, por isso a assimilação noutros textos de independência.

No que se refere ao contexto histórico da Europa e do mundo ocidental a partir das últimas décadas do século XVIII, assinale a opção correta.

  • A Era Revolucionária é como ficou conhecido o processo histórico iniciado pela Revolução Americana (1776) e pela Revolução Francesa (1789), que se estende até a primeira metade do século seguinte.
  • B Iniciada com a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, a Revolução Francesa seguiu seu curso de modo homogêneo e sem etapas que inviabilizariam seus objetivos.
  • C O Iluminismo, ao longo do século XVIII, contribuiu decisivamente para a manutenção do Antigo Regime, sobretudo em sua face política, o Absolutismo.
  • D Foi irrelevante a influência do pensamento iluminista nas colônias europeias na América de modo que pouco ou nenhum papel tenha representado na independência das colônias ibéricas no continente.
  • E Voltaire e Rousseau foram dois dos mais celebrados filósofos iluministas, razão pela qual foram prestigiados pelas monarquias absolutistas europeias.