Questões de Conservação de Recursos Naturais (Engenharia Agronômica (Agronomia))

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Considerando a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal, assinale a alternativa cujo princípio promotor do desenvolvimento sustentável esteja correto:
  • A Afirmação do compromisso subordinado do Brasil com a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e da integridade do sistema climático, para o bem-estar das gerações presentes e futuras.
  • B Ação não governamental de proteção e uso sustentável de florestas, consagrando o compromisso do País com a compatibilização e harmonização entre o uso produtivo da terra e a preservação da água, do solo e da vegetação.
  • C Responsabilidade exclusiva da União, na criação de políticas para a preservação e restauração da vegetação nativa e de suas funções ecológicas e sociais nas áreas urbanas e rurais.
  • D Fomento à pesquisa científica e tecnológica na busca da inovação para o uso sustentável do solo e da água, a recuperação e a preservação das florestas e demais formas de vegetação nativa.
O manejo conservacionista do solo tem crescido muito nos últimos anos e, dentre as técnicas utilizadas, o sistema de plantio direto tem sido adotado em grande parte das propriedades. Assinale a alternativa correta sobre os fundamentos do plantio direto.
  • A Intensificação das operações de preparo do solo.
  • B Não utilização de herbicidas no manejo.
  • C Redução da fertilidade do solo.
  • D Revolvimento constante do solo.
  • E Formação e manutenção da cobertura morta.
O controle cultural pode eliminar as plantas daninhas da área, bem como aumentar o potencial competitivo da cultura. Assinale a alternativa que não apresenta um método cultural de controle de plantas daninhas:
  • A Rotação de culturas.
  • B Escolha da cultivar.
  • C Cobertura morta.
  • D Adubação verde.
  • E Capina manual.

Diversas técnicas podem ser aplicadas para termos uma agricultura sustentável, entre elas, a utilização

  • A de plantas companheiras que possuem efeitos alelopáticos negativos entre si, ou que produzem barreiras fisicas, sendo que uma planta hamoniza o desenvolvimento da outra.
  • B de plantas repelentes que têm como principal função atrair insetos deixando que estes se alimentem dela e protegendo a cultura principal.
  • C de plantas antagônicas que têm a capacidade de inibir o crescimento e o desenvolvimento de outras, por meio da liberação de certas substâncias no ambiente (solo, ar). São exemplos, o tomate e a batata.
  • D da permacultura, que não emprega esterco animal e faz uso de compostos apenas vegetais, que conservam o equilíbrio do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas.
  • E da agricultura biodinâmica onde as espécies vegetais são dispostas da forma mais próxima possível dos ecossistemas naturais e integradas com animais e florestas, baseando-se em princípios agroecológicos.

Consiste na solidariedade entre gerações no sentido de preservar o meio ambiente, atuando de forma sustentável a fim de que as próximas gerações possam continuar usufruindo de nossos recursos naturais existentes hoje:

  • A cooperativismo.
  • B Estatuto da Terra.
  • C associativismo.
  • D agronegócio.
  • E princípio da responsabilidade intergeracional ambiental.