“Naturalizou-se a percepção de que os indígenas estavam fadados a desaparecer da história. O pensamento racial do século XIX, por exemplo, sentenciou sem meias palavras a extinção inexorável dos índios. De acordo com John Monteiro, que pesquisou o lugar dos índios no pensamento social e racial do Império e dos primeiros anos da República, foi sobretudo depois da divulgação dos estudos etnográficos de Carl Friedrich Philipp von Martius sobre os indígenas do Brasil que se espraiou a convicção de que os índios, por uma determinação racial (natural), estavam fadados à extinção.”
Fonte: MOREIRA, V. M. L. Reinventando a autonomia: liberdade, propriedade, autogoverno e novas identidades indígenas na capitania do Espírito Santo, 1535-1822. São Paulo: Humanitas, 2019. p. 26.
O trecho considera as explicações predominantes sobre as relações entre nações indígenas e as populações portuguesas, enfatizando a diminuição demográfica dos indígenas desde o século XVI até o início do XIX.
Sobre as formas de convivência entre os portugueses e os diferentes grupos indígenas, considere as afirmativas a seguir.
I → A interpretação que enfatiza a destruição dos grupos indígenas e seu desaparecimento da sociedade portuguesa que se encontrava na América e, mais tarde, da brasileira justifica o silencionamento sistemático da atuação histórica dos grupos indígenas.
II → A despeito da proibição legal da escravidão de indígenas no ano de 1570, essa forma de trabalho continuou a ser utilizada até o século XIX, mediante a justificativa da guerra justa, que autorizava a escravização de grupos rotulados como hostis aos portugueses.
III → A palavra indígena homogeneíza as diferentes populações e seus traços culturais distintos, o que dificulta reconhecermos a existência histórica e a continuidade de grupos específicos.
IV → Processos como a conversão ao catolicismo desfiguraram culturalmente muitas das populações nativas e, por consequência, impedem que essas populações possam ser classificadas como indígenas.
Está(ão) correta(s)
- A apenas I.
- B apenas II e IV.
- C apenas I, II e III.
- D apenas I, III e IV.
- E apenas II, III e IV.