Questões de Conceitos básicos de programação (Programação)

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Ferramenta de programação ou software é um programa ou aplicativo que um programador utiliza para criar, depurar, manter, ou realizar algum outro tipo de apoio para a criação de outros programas e aplicativos. Tipos de softwares de programação:
(I) Compilador. (II) Interprete. (III) Vinculador. (IV) Depuradores. (V) IDE.
Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tipos de softwares de programação acima.
( ) O Ambiente Integral de Desenvolvimento é um aplicativo que fornece ao programador serviços abrangentes para facilitar o desenvolvimento de software. (  ) Programa usado para "limpar" erros de outros programas. (  ) Pega os objetos iniciais do processo de compilação, descarta os desnecessários e vincula um código aberto à biblioteca interna, produzindo um arquivo executável. (  ) Basicamente, é um programa que analisa e transforma informações sobre outros programas. (  ) Um tipo de tradutor que constrói a linguagem de programação para um programa em si.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I, II, III, V, IV.
  • B I, III, II, IV, V.
  • C IV, V, III, II, I.
  • D V, IV, III, II, I.

Assinale a alternativa que apresenta os delimitadores de início e fim de um bloco, utilizados na programação.

  • A BEGIN e END
  • B IMPUT e OUTPUT
  • C IF e THEN
  • D DO e WHILE
  • E IF e ELSE

Ao analisar um programa elaborado, o programador identificou que uma subrotina recebia um parâmetro X passado por referência. Portanto, ao ser chamada essa subrotina,

  • A o endereço da variável original será passado como parâmetro, possibilitando que, caso a subrotina altere o valor de X, o valor da variável original também seja alterado.
  • B o endereço da variável original será passado como parâmetro, o que impedirá que a subrotina altere o valor de X e, por consequência, o valor da variável original.
  • C uma cópia do valor da variável original é passada como parâmetro e, caso a subrotina altere o valor de X, o valor da variável original também será alterado.
  • D uma cópia do valor da variável original é passada como parâmetro e, caso a subrotina altere o valor de X, o valor da variável original não será alterado.
  • E uma cópia do valor da variável original é passada como parâmetro e, caso a subrotina tente alterar o valor de X, uma exceção será gerada, e o programa será interrompido.

Em programação dirigida a eventos, um tratador de evento (event handler) é

  • A um elemento de interface gráfica, tal como um botão, que pode ser acionado pelo usuário a qualquer momento, gerando um evento.
  • B uma interrupção de hardware, que interrompe a execução de um programa a qualquer momento, o qual, por sua vez, é retomado após o fim do tratamento da interrupção.
  • C um bloco de código que é executado quando uma situação inesperada acontece dentro de outro trecho delimitado de código.
  • D o laço ou loop principal do programa, que checa a ocorrência de eventos e efetua as chamadas adequadas.
  • E uma sub-rotina ou método do programa, que é chamado pelo laço ou loop principal quando determinado evento ocorre.

Em TypeScript 4, é possível usar o seguinte fragmento de código:
// definir x const y = (...args: number[]) => args.reduce(x, 0);
Que fragmento de código apresenta uma versão compilável e executável da definição de x que poderia aparecer no lugar do comentário “// definir x” ?

  • A const x = 1;
  • B const x = [ 1,2,3 ];
  • C const x = ( a:number ) => [ a*2 ];
  • D const x = ( a:number [ ] ) => a[0];
  • E const x = ( a:number,b:number ) => a+b;