Questões de Comunicação Cartográfica (Engenharia de Agrimensura)

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Quais são as três relações fundamentais que a representação gráfica deve transcrever na Comunicação Cartográfica?
  • A Proximidade, Origem e Proporcionalidade.
  • B Similaridade, Ordem e Proporcionalidade.
  • C Similaridade, Origem e Proporcionalidade.
  • D Proximidade, Ordem e Proporcionalidade.
  • E Similaridade, Proximidade e Ordem.
A Cartografia Cadastral Urbana, no Brasil, possui diversos documentos, escalas, elementos representados e usos. Qual alternativa apresenta o documento que tem como uso “a descrição da parcela para a sua incorporação ao Registro de Imóveis”?
  • A Planta de Quadra.
  • B Planta Cadastral Municipal.
  • C Carta de Referência Cadastral.
  • D Carta de Valores.
  • E Planta Topográfica.
A Base Operacional Geográfica – BOG – é um sistema gráfico alfanumérico de controle e registro das operações praticadas sobre os setores censitários, além de guardar informações referentes a censos anteriores. Em qual alternativa as divisões territoriais institucionalizadas aparecem na mesma hierarquia da BOG?
  • A Município → Unidade Federativa → Distrito → Subdistrito → Setor
  • B Unidade Federativa → Município → Distrito → Subdistrito → Setor
  • C Unidade Federativa → Município → Setor → Distrito → Subdistrito
  • D Município → Unidade Federativa → Setor → Distrito → Subdistrito
  • E Município → Setor → Unidade Federativa → Distrito → Subdistrito
Considere o ponto A, de latitude -24,5º e longitude -54,5º, e o ponto B, de latitude -24,95º e longitude -54,9945º. Sobre esses pontos, é correto afirmar:
  • A A está ao sul de B.
  • B B está a sudoeste de A.
  • C A está a oeste de B.
  • D B está a nordeste de A.
  • E B não apresenta coordenadas válidas para latitude.

Com relação ao conceito de distância de visibilidade, é INCORRETO afirmar que

  • A quanto maiores os volumes de tráfego, mais longos e frequentes devem ser os trechos providos de distância de visibilidade de ultrapassagem.
  • B a visibilidade é limitada pelas mudanças de direção e declividade ao longo da extensão.
  • C a determinação das distâncias de visibilidade está relacionada a previsão do comportamento do motorista.
  • D a distância de visibilidade é função direta da velocidade de projeto da via.
  • E a distância de visibilidade de parada é admitida numericamente igual a distância que o motorista leva para perceber o obstáculo, trafegando na velocidade de projeto da via.