Questões de Clima e Cultura Organizacional (Administração Geral)

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Os fenômenos do clima e da cultura organizacional são amplamente estudados pela literatura especializada, em razão da repercussão na atuação das organizações. Nesse contexto, os denominados pressupostos básicos correspondem

  • A aos aspectos mais visíveis e abertos da cultura organizacional e que comportam clara identificação e visualização por terceiros que não a integram.
  • B aos fundamentos de ambos os fenômenos, ou seja, os aspectos comunicáveis entre a cultura e o clima vigentes na organização.
  • C aos elementos do clima organizacional que decorrem de aspectos inerentes à dinâmica do grupo que integra a organização.
  • D ao nível mais profundo da cultura da organização, mais fechado, como, por exemplo, as crenças e percepções comuns a seus integrantes.
  • E aos eventos indutores de um clima organizacional positivo ou negativo, representados pelos valores predicados pela organização.

Considere as definições abaixo.
I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho. II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.
As definições I e II são, respectivamente,

  • A cultura organizacional e clima psicológico.
  • B clima psicológico e clima organizacional.
  • C clima organizacional e cultura organizacional.
  • D constructo organizacional e clima organizacional.
  • E satisfação no trabalho e cultura organizacional.

Nas organizações, a existência de um conjunto de valores, crenças, rituais, maneiras de ser e significado, constituídas e compartilhadas por um grupo humano, compõem

  • A a cultura organizacional.
  • B o Clima organizacional.
  • C a estrutura organizacional.
  • D o processo organizacional.
  • E o objetivo organizacional.

Uma organização pública pretende implementar uma técnica de gestão de resultados, mas sabe que, para tal, é necessário um planejamento prévio. Essa organização apresenta como sua finalidade “assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social”.

A declaração acima descreve, para a organização, como é operacionalizado o conceito de: 

  • A missão;
  • B objetivo;
  • C princípio;
  • D valor;
  • E visão.

“A autoconfiança nos dá disposição para acreditar nas outras pessoas ou, pelo menos, evitar prejulgamentos” (O´DONNELL, 2006).

Analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas, sobre as características que a pessoa autoconfiante deve ter.

( ) Reprovação e afastamento de outras pessoas que passam por desafios ou dificuldades semelhantes.

( ) Confiabilidade e capacidade de trabalhar com autonomia, crença no próprio potencial.

( ) Foco na própria transformação mais que na mudança dos outros.

( ) Aprendizado com as lições do passado, especialmente as boas e positivas.

( ) Esforço para fortalecer valores internos e externos com o propósito de rechaçar, negativamente, as novas influências.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A F F V F V
  • B V V F V F
  • C F V V V F
  • D V F F V V