Questões de Benchmarking (Administração Geral)

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Ao comparar o processo de atendimento ao cidadão-usuário de uma Assembleia Legislativa com o processo de atendimento ao cliente de um banco comercial, utiliza-se o método de benchmarking conhecido como

  • A Competitivo.
  • B Funcional.
  • C Interno.
  • D Genérico.
  • E Distintivo.
Em relação ao instrumento de gestão benchmarking, pode-se afirmar que ele é um
  • A A) processo que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior.
  • B processo de comparação de dois ou mais sistemas, analisando somente as falhas entre eles com a finalidade de melhorias.
  • C processo de medição e comparação sistemática dos processos de uma organização que presta somente serviços de consultorias.
  • D processo sistemático e contínuo de avaliação específico para produtos, que tem por finalidade comparar desempenho, identificando oportunidades de melhoria na organização.

Uma das técnicas utilizadas para melhorar os processos organizacionais é identificar as melhores práticas desenvolvidas por outras organizações. Tal técnica é conhecida como Benchmarking.
Avalie as afirmações a seguir sobre Benchmarking.
I. A imitação de técnicas de administração é algo recente no meio organizacional. II. A cópia das melhores práticas demanda investigações clandestinas e não autorizadas. III. É uma técnica que consiste em fazer comparações apenas para imitar organizações concorrentes. IV. A essência da técnica é a de buscar as melhores práticas como forma de desenvolver e de ganhar vantagens competitivas.
Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B IV.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item.


Não é um dos objetivos do benchmarking conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos.



  • Certo
  • Errado

Quanto à gestão da qualidade, julgue o item.


Na etapa de identificação dos benchmarks do programa de qualidade total, a equipe de melhoria analisa o método atual de trabalho para verificar como ele pode ser melhorado.



  • Certo
  • Errado