Questões de Aterramentos (Engenharia Elétrica)

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O aterramento elétrico em que é feita a ligação à terra de um dos condutores do sistema (em geral o neutro para manter o equilíbrio entre as fases) é conhecido como aterramento

  • A barrado.
  • B funcional.
  • C de proteção.
  • D de malha aberta.
Sobre os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecidos popularmente como para-raios, podemos afirmar que, de forma geral,sua estrutura compreende basicamente três subsistemas. Em relação a tais subsistemas, analise as afirmativas a seguir.

I. Subsistema de captação: parte de um SPDA externo usando elementos metálicos como hastes, condutores em malha ou cabos em catenária, projetados e posicionados para interceptarem descargas atmosféricas.

II. Subsistema de descida: parte de um SPDA externo que tem como objetivo conduzir e dispersar a descarga atmosférica no solo através de hastes.

III. Subsistema de aterramento: parte de um SPDA externo que tem como objetivo conduzir a descarga atmosférica do subsistema de captação ao subsistema de aterramento.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I.
  • B II.
  • C I e II.
  • D II e III.

A velocidade média de escoamento da água nas tubulações de instalações hidráulicas prediais normalmente se situa entre 0,5 m/s e 2,0 m/s. Se, por exemplo, temos um escoamento de água a 1,0 m/s em um tubo com diâmetro interno de 50 mm, numa temperatura de 20°C, considerando que a viscosidade cinemática da água é vcn = 1,0 × 10−6 m²/s. , pode-se afirmar sobre este escoamento que

  • A possui número de Reynolds igual a 1963,5; logo, é um escoamento laminar.
  • B possui número de Reynolds igual a 50000; logo, é um escoamento laminar.
  • C possui número de Reynolds igual a 50000; logo, é um escoamento turbulento.
  • D possui número de Reynolds igual a 5000; logo, está na zona crítica.

Analise as afirmações a seguir, com relação à Norma ABNT NBR 5410 e a sistemas de aterramento, avaliando-as se são Verdadeiras ou Falsas (indicando por V ou F, respectivamente).

( ) Para tornar possível o uso do dispositivo DR, o esquema TN-C deve ser convertido, imediatamente a jusante do ponto de instalação do dispositivo, em esquema TN-CS. Isto é: o condutor PEN deve ser desmembrado em dois condutores distintos para as funções de neutro e de PE, sendo esta separação feita do lado fonte do dispositivo DR, passando então o condutor neutro internamente e o condutor PE externamente ao dispositivo.
( ) Admite-se que, na separação entre neutro e PE a que alude a nota 1, o condutor responsável pela função PE não seja ligado ao PEN, do lado fonte do dispositivo DR, mas a um eletrodo de aterramento qualquer cuja resistência seja compatível com a corrente de atuação do dispositivo. Neste caso, porém, o circuito assim protegido deve ser então considerado como conforme o esquema TT.
( ) No esquema de aterramento TN-C-S as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor.
( ) No esquema de aterramento TN-C o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – V – F
  • B V – V – V – F
  • C V – V – V – V
  • D V – F – F – V

Em relação às prescrições definidas na ABNT:NBR 5410 a respeito de condutores de proteção (PE), assinale a opção correta.

  • A Condutores de aterramento protegidos contra corrosão têm seções mínimas maiores que os condutores de aterramento que não são protegidos contra corrosão.
  • B Condutores de proteção não podem ser derivados, e usados, de um condutor PEN.
  • C Condutores de proteção não podem ser comuns a dois ou mais circuitos.
  • D Eletrodutos metálicos podem ser utilizados como condutores de proteção.
  • E Para condutores de fase com seção de 25 mm2, a seção mínima do condutor de proteção também será de 25 mm2.