Resumo de Conhecimentos Bancários - Varejo Bancário

Varejo Bancário

Varejo Bancário: Conceito e Características

O varejo bancário refere-se aos serviços financeiros oferecidos a clientes individuais e pequenas empresas, com operações de baixo valor unitário e alto volume. Inclui produtos como contas correntes, poupança, empréstimos pessoais, cartões de crédito e seguros básicos. Diferencia-se do atacado (grandes corporações) pelo público-alvo e pela padronização de serviços.

Principais Produtos e Serviços

  • Contas Correntes e Poupança: Serviços básicos para movimentação e guarda de recursos.
  • Crédito ao Consumidor: Empréstimos pessoais, financiamentos (veículos, imóveis) e crédito rotativo.
  • Meios de Pagamento: Cartões (débito/crédito), transferências, boletos e PIX.
  • Seguros e Previdência: Planos simplificados como capitalização e vida.

Canais de Distribuição

Atendimento multicanal: agências físicas, internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos, call centers e correspondentes bancários (ex.: lotéricas). Tendência crescente de digitalização e autoatendimento.

Regulação e Normas

Órgãos como BACEN (resoluções CMN), CVM (investimentos) e PROCON/BC (defesa do consumidor) regulam transparência, tarifas (ex.: Tabela de Serviços Essenciais) e práticas comerciais (Lei 13.506/2017).

Importância para Concursos

Tema frequente em provas de bancos públicos (Caixa, BB) e agências reguladoras. Foque em: diferenças entre varejo/atacado, produtos obrigatórios (ex.: conta digital gratuita), tarifas reguladas e direitos do consumidor (CDC).

Dicas para Provas

  • Memorize os serviços essenciais gratuitos (Resolução CMN 3.919/2010).
  • Entenda a função dos correspondentes bancários (Lei 13.483/2017).
  • Revise as competências do BACEN e demais órgãos reguladores.

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