Varejo Bancário
Varejo Bancário: Conceito e Características
O varejo bancário refere-se aos serviços financeiros oferecidos a clientes individuais e pequenas empresas, com operações de baixo valor unitário e alto volume. Inclui produtos como contas correntes, poupança, empréstimos pessoais, cartões de crédito e seguros básicos. Diferencia-se do atacado (grandes corporações) pelo público-alvo e pela padronização de serviços.
Principais Produtos e Serviços
- Contas Correntes e Poupança: Serviços básicos para movimentação e guarda de recursos.
- Crédito ao Consumidor: Empréstimos pessoais, financiamentos (veículos, imóveis) e crédito rotativo.
- Meios de Pagamento: Cartões (débito/crédito), transferências, boletos e PIX.
- Seguros e Previdência: Planos simplificados como capitalização e vida.
Canais de Distribuição
Atendimento multicanal: agências físicas, internet banking, mobile banking, caixas eletrônicos, call centers e correspondentes bancários (ex.: lotéricas). Tendência crescente de digitalização e autoatendimento.
Regulação e Normas
Órgãos como BACEN (resoluções CMN), CVM (investimentos) e PROCON/BC (defesa do consumidor) regulam transparência, tarifas (ex.: Tabela de Serviços Essenciais) e práticas comerciais (Lei 13.506/2017).
Importância para Concursos
Tema frequente em provas de bancos públicos (Caixa, BB) e agências reguladoras. Foque em: diferenças entre varejo/atacado, produtos obrigatórios (ex.: conta digital gratuita), tarifas reguladas e direitos do consumidor (CDC).
Dicas para Provas
- Memorize os serviços essenciais gratuitos (Resolução CMN 3.919/2010).
- Entenda a função dos correspondentes bancários (Lei 13.483/2017).
- Revise as competências do BACEN e demais órgãos reguladores.