Formatação e Apresentação do Padrão Ofício
Os documentos no Padrão Ofício seguem as seguintes diretrizes de formatação:
- Papel: A4 (29,7 x 21 cm)
- Margens:
- Esquerda: Mínimo 3 cm
- Direita: 1,5 cm
- Superior: 2 cm
- Inferior: 2 cm
- Áreas Específicas:
- Cabeçalho: 5 cm a partir da margem superior (na primeira página)
- Rodapé: 2 cm da margem inferior
- Impressão:
- Pode ser frente e verso, com margens espelhadas nas páginas pares.
- Cores: Texto preto em papel branco. Cores apenas para gráficos e ilustrações.
- Destaques: Utilize negrito com moderação. Evite itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreamento, relevo, bordas e outras formatações que prejudiquem a padronização.
- Palavras Estrangeiras: Devem ser grafadas em itálico.
- Arquivamento:
- Preserve arquivos de texto para consulta e reaproveitamento.
- Utilize formatos compatíveis como DOCX, ODT ou RTF.
- Nomeie arquivos com: Tipo do documento + Ano (4 dígitos) + Palavras-chave.
- Exemplo: "Ofício_2023_Solicitacao_Recursos".