Resumo de Noções de Informática - Navegadores (Browser)

Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, XHTML ou HTML5 com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.


Características do Navegadores

Os principais navegadores possuem características em comum na interface tais como: voltar para a página anterior, ir para página posterior, recarregar (refresh) a página atual, espaço para digitar a URL, estratégias para escolher sites favoritos e o conceito de abas (entre outros). Uma outra característica comum entre eles é apresentar um histórico dos sites navegados ao longo do tempo.

Diferentes navegadores podem ser distinguidos entre si pelas características que apresentam. Navegadores modernos e páginas Web criadas mais recentemente tendem a utilizar muitas técnicas que não existiam nos primórdios da Web. Como notado anteriormente, as disputas entre os navegadores causaram uma rápida e caótica expansão dos próprios navegadores e padrões da World Wide Web.


Exemplos de navegadores

WorldWideWeb - por Tim Berners-Lee em 1990 para NeXTSTEP.

Viola, por Pei Wei, para Unix em 1992.

Midas - por Tony Johnson em 1992 para Unix.

Samba - por Robert Cailliau para Macintosh.

Mosaic - por Marc Andreessen e Eric Bina em 1993 para Unix. Aleks Totic desenvolveu uma versão para Macintosh alguns meses depois.

Arena - por Dave Raggett em 1993.

Lynx - o Lynx surgiu na Universidade de Kansas como um navegador hypertexto independente da Web. O estudante Lou Montulli adicionou a o recurso de acesso via TCP-IP na versão 2.0 lançada em março de 1993.

Cello - por Tom Bruce em 1993 para PC.

Opera - por pesquisadores da empresa de telecomunicações norueguesa Telenor em 1994. No ano seguinte, dois pesquisadores, Jon Stephenson von Tetzchner e Geir Ivarsøy, deixaram a empresa e fundaram a Opera Software.

Netscape - pela Netscape em outubro de 1994.

Internet Explorer - pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.

Safari - pela Apple Inc. em 23 de Junho de 2003.

Mozilla Firefox - pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores em 9 de Novembro de 2004.

SeaMonkey - pelo Mozilla Foundation - Baseado no Gecko (Mozilla) - Site: http://www.seamonkey-project.org/releases/seamonkey2.0.5/.

Flock - pela Flock Inc. baseado no Firefox em 22 de Junho de 2006.

Google Chrome - pela Google em Setembro de 2008.

Baidu Spark Browser pela Baidu.

Konqueror - pelo Time de Desenvolvedores do KDE.

Dooble - por... - Um navegador Open Source para Linux/Unix, MAC OS e Windows - Site: http://dooble.sourceforge.net/.

Midori - por Christian Dywan - Um navegador leve baseado no WebKitGTK+ e o navegador official do XFCE - Site: http://www.twotoasts.de/.

Safari - pela Apple

Voltar