Literatura Simbolismo e Impressionismo I - Panorama Externo
Até 1890, o Realismo-Naturalismo-Parnasianismo dominava a literatura, com foco na objetividade. Contudo, o Romantismo ainda influenciou o período. O Simbolismo, surgido por volta de 1886 (inicialmente como Decadentismo), rejeitava o Parnasianismo, o Realismo e o Positivismo. Baudelaire é o precursor. O Simbolismo dialogava com movimentos como o Neoespiritualismo. A percepção de uma iminente guerra incentivou a volta à subjetividade. O Parnasianismo e o Simbolismo, apesar das diferenças, tinham raízes comuns e evoluíram de forma distinta. Os estilos estéticos se influenciam mutuamente ao longo do tempo.
II - Panorama Interno
No Brasil do final do século XIX, havia instabilidade política e econômica. O Simbolismo, influenciado pela França, surgiu em 1893 com Cruz e Sousa. O Parnasianismo predominava, e o Simbolismo foi marginalizado. O Simbolismo sobreviveu até 1922, em meio a uma busca por identidade nacional e influência francesa. Após 1922, houve uma valorização do nacional sobre o estrangeiro.
III - Características
- O Simbolismo é espiritualista, metafísico, intuitivo, buscando o inconsciente e os sonhos, contrastando com o materialismo e cientificismo do Parnasianismo.
- O Simbolismo considera subjetividade e objetividade como uma unidade, e o "eu profundo" transfigura a realidade.
- O Simbolismo sugere a realidade, e a linguagem é musical e sugestiva, diferente do Parnasianismo que descrevia a realidade.
- A imaginação é valorizada, buscando um mundo idealizado para a realização pessoal.
- A musicalidade é essencial, com palavras escolhidas pela sonoridade e ritmo, contrastando com a precisão parnasiana.
- O Simbolismo, assim como o Romantismo, valoriza o "eu", mas o Simbolismo busca um "eu" universal.
- O Simbolismo utiliza a Teoria das Correspondências (Baudelaire), com símbolos materiais representando elementos espirituais, resultando em sinestesia.
IV - Impressionismo Literário
O Impressionismo, derivado do Realismo-Naturalismo, foca na impressão do artista sobre a realidade. Registra emoções e estados de alma, com foco na instantaneidade. Utiliza tons e cores, influenciado pela pintura, e rompe a estrutura narrativa, resultando em uma sensação de vago. A natureza é interpretada, não descrita. No Brasil, Raul Pompeia (O Ateneu) foi um dos precursores. O Ateneu explora o ambiente de um internato, com foco na psicologia dos personagens.
V - Principais Simbolistas Brasileiros
- Cruz e Sousa: Considerado o maior poeta simbolista brasileiro, suas obras exploram mistérios, a existência de Deus e a marginalização.
- Alphonsus de Guimaraens: Com poesia mística e espiritualista, marcada pelo pessimismo e pela busca pela transcendência.
VI - Augusto dos Anjos: um poeta de transição
Augusto dos Anjos é considerado um poeta original, difícil de enquadrar em rótulos. Sua obra, reunida no livro "Eu", utiliza um vocabulário científico para expressar o sofrimento humano. Ele também apresenta traços do pré-modernismo, pois o simbolismo é considerado o pré-modernismo em si.
VII - Observações Finais
O Simbolismo influenciou o Modernismo em aspectos como nacionalismo, espiritualismo católico e expressão de ideias. O "romance simbolista" abordou a vida presente, a vida provinciana e a vida rústica, e a história nacional. Machado de Assis também incorporou elementos simbolistas. O Impressionismo superou o Naturalismo, e a poesia passou por um processo de transformação. O final do século XIX foi marcado por esteticismo, decadentismo e reação contra a sociedade burguesa. O Realismo, através do Impressionismo, é considerado o movimento que modelou a literatura contemporânea.