O estudante que vive a realidade do inglês para iniciantes pode encontrar muitas dificuldades. Contudo, não tem como fugir, pois, o idioma está presente constantemente na cultura brasileira.
Além disso, aprender a língua inglesa, mesmo o mais básico possível, é um requisito importante para aqueles que querem ingressar em uma universidade pública pelo Enem
.
Mas não apenas para isso, o mundo todo é influenciado pelo idioma, então saber a língua é um diferencial. Muitos ainda acham que o inglês para iniciantes é chato e complicado, mas é um começo necessário para a introdução ao idioma.
Se já tem um conhecimento básico, fica mais fácil ainda. No entanto, se for o primeiro contato, é fundamental aprender elementos chave no inglês para iniciantes.
Você deve se perguntar: o que devo aprender primeiro? Quais os principais assuntos do inglês para iniciantes?
Pensando nisso, o Guia Estudo preparou algumas dicas para que não perca tempo e inicie logo seus estudos.
Inglês para iniciantes: primeiros passos
No início é como a alfabetização, tem que começar pelo básico.
- Alfabeto;
- Números em inglês;
- Dias da semana em inglês;
- Meses do ano em inglês;
- Cores em inglês;
- Frutas em inglês;
- Pronomes em inglês.
Inglês para iniciantes: verbo To be
Esse é um dos assuntos mais batidos nas escolas e um dos mais fáceis. Estudar o verbo to be na forma afirmativa, negativa e interrogativa pode parecer complicado, mas aos poucos perceberá o avanço e poderá ir se aprofundando cada vez mais.
Expressões de inglês para iniciantes
Nada adianta aprender a gramática e a escrita se não colocar em prática. Ou seja, começar a formar frases
.
Aprenda agora algumas expressões bastante comuns:
Ao conhecer alguém
- What is your name? / Qual o seu nome?
- Hi! My name is Brunna. / Oi, meu nome é Bruna.
- How are you? / Como você está?
- I am fine, and you? / Eu estou bem, e você?
- I am fine too. / Eu estou bem também.
- Nice to meet you! Prazer em te conhecer.
- Nice to meet you too! Prazer em te conhecer também.
Ao falar no telefone
- Hello! / Alô!
- I would like to talk with Michel! / Eu gostaria de falar com Michel!
- Who is speaking? / Quem está falando?
- This is Carl, from school. / Aqui é o Carl, da escola.
- I will call him! / Vou chamá-lo!
Pedir informações
- What time is it? / Que horas são?
- What is the best way to go to the airport? / Qual o melhor caminho para ir ao aeroporto?
- Where is the restroom? / Onde fica o banheiro?
- How can I get to the museum? / Como eu faço para chegar no museu?
- Is there a good restaurant nearby? / Há algum bom restaurante por perto?
Inglês para iniciantes: dicas
Sabe-se que algumas pessoas encontram mais dificuldades do que outras. Por isso, selecionamos algumas dicas que irão facilitar a aprendizagem.
Vale ressaltar que essas dicas servem tanto para aqueles alunos que estão fazendo curso quanto para aqueles que escolheram estudar em casa, de forma autônoma.
Lembre-se que estudar sozinho em casa requer mais tempo e mais esforço
. Confira!
- Coloque o inglês na rotina: quanto mais contato tiver com o idioma será mais fácil internalizar. Por exemplo: configurar o celular, tablet ou computador para a língua.
- Pratique a escuta: por meio do “listening”, escute áudios, podcast e músicas em inglês. Além disso, assista filmes legendados, assim seus ouvidos vão se adaptando ao ritmo do inglês.
- Pense em inglês: eduque sua mente a pensar em inglês, ou seja, em qualquer lugar ao ver uma frase, imagine como seria em inglês.
- Não se prenda na tradução: Não fique preso a traduções. Tente entender o contexto ao invés de traduzir. Foque nas palavras que conhece e olhe para a frase como um todo.
- Tempo de estudo: reserve um tempo para estudar a gramática da língua inglesa. Além disso, não tenha pressa. Aprender um outro idioma requer tempo e paciência.
- Não desistir: não pare os estudos no primeiro impasse que encontrar. Aprender outra língua é conhecer novos códigos linguísticos. Sempre terá barreiras, faz parte da aprendizagem.
Inglês para iniciantes: o que não fazer?
Algumas pessoas encontram dificuldades para aprender uma nova língua, mas não é porque é difícil ou não se acham capazes. Muitas vezes são pequenas atitudes que interferem na aprendizagem.
- Não traçar um objetivo: estudar sem propósito, sem um objetivo específico, pode causar cansaço e desinteresse no meio do caminho.
Trace uma meta
: por que quero aprender inglês? Após isso, vá atrás! - Não estudar em casa: apenas frequentar as aulas de inglês não é suficiente. Para alcançar a fluência da é necessário contato diário. Por isso, além dos cursos,
reserve um tempo em casa
. - Não conversar: devido a vergonha ou medo de errar, muitos não conversam, mas é parte fundamental da aprendizagem. Como é um processo, o erro faz parte. Por isso, mesmo com vergonha,
converse sem medo de errar
. - Estudar sozinho: algumas pessoas são autodidáticas, ou seja, conseguem estudar sozinhas, mas nem sempre é uma boa.