Resumo de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Municipio de Santa Maria Madalena

História e Geografia do Municipio de Santa Maria Madalena

História de Santa Maria Madalena (RJ)

O município de Santa Maria Madalena, localizado no estado do Rio de Janeiro, foi fundado em 1857, desmembrando-se de Cantagalo. Sua origem está ligada ao ciclo do café no século XIX, quando a região atraiu colonos em busca de terras férteis. O nome homenageia a padroeira da cidade, Santa Maria Madalena. Durante o período imperial, destacou-se pela produção agrícola, mas enfrentou declínio econômico com a queda da cafeicultura. No século XX, tornou-se conhecida por suas belezas naturais e turismo ecológico.

Geografia de Santa Maria Madalena (RJ)

Situada na região serrana do Rio de Janeiro, o município possui relevo montanhoso, integrando a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Seu clima é tropical de altitude, com temperaturas amenas. A vegetação é composta por Mata Atlântica, com áreas de preservação ambiental. Hidrograficamente, pertence à bacia do Rio Paraíba do Sul, com rios como o Negro e o Bonito. A economia atual baseia-se no turismo (ecológico e religioso), pecuária leiteira e agricultura familiar.

Dados Relevantes para Concursos

População (IBGE): Aproximadamente 10.000 habitantes (estimativas recentes).
Área Territorial: 815 km².
Altitude: 615 metros (sede municipal).
Principais Atrações: Parque Estadual do Desengano (maior remanescente de Mata Atlântica do RJ), Cachoeira do Rio Bonito e Festa da Padroeira (julho).
Limites: Municípios de São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Trajano de Moraes e outros.