Resumo de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Amapá

História e Geografia do Estado do Amapá

História do Amapá

O Amapá, localizado no extremo norte do Brasil, teve sua história marcada por disputas territoriais e influência indígena. Originalmente habitado por povos como os Palikur e Waiãpi, a região foi alvo de conflitos entre França e Portugal, resolvidos com o Tratado de Utrecht (1713) e posteriormente pelo Arbitramento de Genebra (1900), que consolidou a posse brasileira. Elevado a território federal em 1943 e transformado em estado em 1988, o Amapá tem economia históricamente ligada à extração de recursos naturais, como o látex e a castanha-do-pará.

Geografia do Amapá

O Amapá possui uma área de aproximadamente 142.800 km², com clima equatorial úmido e relevo dominado por planícies e pequenas elevações. Seu território é coberto pela Floresta Amazônica, com destaques para o Rio Oiapoque (fronteira com a Guiana Francesa) e o Caburaí, ponto extremo norte do Brasil. A capital, Macapá, é a única cortada pela Linha do Equador. O estado possui riquezas minerais (manganês) e biodiversidade, abrigando parte do Parque Nacional do Tumucumaque, a maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo.

Economia e Dados Relevantes

Baseada no extrativismo mineral, vegetal e na pesca, a economia do Amapá também inclui a produção de açaí e madeira. Possui o Porto de Santana, estratégico para exportações. Dados do IBGE (2022) apontam população de cerca de 877 mil habitantes, com IDH de 0,740 (médio). É um dos estados menos populosos do Brasil, com forte presença de áreas protegidas e terras indígenas.

Questões para Concursos

• Principais tratados que definiram as fronteiras do Amapá.
• Características do clima e relevo do estado.
• Importância do Parque do Tumucumaque.
• Data de elevação à categoria de estado (5 de outubro de 1988).
• Municípios importantes além da capital: Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque.