História e Geografia do Estado do Espirito Santo
História do Espírito Santo
O Espírito Santo foi fundado em 23 de maio de 1535 pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo. A colonização enfrentou resistência indígena, especialmente dos povos Tupiniquim e Botocudo. No século XVII, a região foi alvo de ataques de piratas e holandeses. No século XVIII, a descoberta de ouro em Minas Gerais impulsionou o desenvolvimento da região, com Vitória tornando-se um importante porto. No século XIX, a imigração europeia (principalmente italiana e alemã) diversificou a economia, com destaque para o café. No século XX, o estado industrializou-se, especialmente no setor de mineração (Grande Vitória) e agropecuária.
Geografia do Espírito Santo
Localizado na Região Sudeste, o Espírito Santo possui área de aproximadamente 46.000 km². Seu litoral tem cerca de 400 km de extensão, com destaque para praias como Guarapari e Itaúnas. O relevo é marcado pela Serra do Mar (litoral) e a Serra do Caparaó (interior), onde está o Pico da Bandeira (2.892 m). O clima é tropical úmido no litoral e tropical de altitude no interior. A vegetação inclui Mata Atlântica, restingas e manguezais. Os principais rios são o Doce, o Jucu e o Itapemirim.
Economia e Infraestrutura
A economia capixaba baseia-se na mineração (maior exportador de pelotas de minério de ferro do Brasil), agropecuária (café, cana-de-açúcar, frutas), indústria (siderurgia, celulose) e turismo. O Porto de Tubarão (Vitória) é um dos maiores do país. A capital, Vitória, é uma ilha com forte urbanização, enquanto o interior possui cidades como Cachoeiro de Itapemirim (terra de Roberto Carlos) e Colatina.
Dados Relevantes para Concursos
• Capital: Vitória (fundada em 1551)
• Municípios: 78 (ex.: Serra, Vila Velha, Cariacica)
• Sigla: ES
• Gentílico: capixaba ou espírito-santense
• Principais festas: Festa da Penha (Vila Velha) e Festival de Jazz em Domingos Martins
• Patrimônios naturais: Parque Nacional do Caparaó e Reserva Biológica de Sooretama