O Hand Spinner é um pequeno brinquedo giratório. Traduzido para o português significa Girador de Mão e é também conhecido como Fidget Spinner.
A brincadeira consiste em ficar rodando o objeto entre os dedos, sendo bastante utilizado para aliviar o estresse.
Apesar de parecer um brinquedo bobo de conceito básico e simples, utilizar o objeto pode ajudar a melhorar a concentração de pessoas
que possuem déficit de atenção, excesso de ansiedade, hiperatividade, além de auxiliar na libertação de pequenos vícios e até facilita a vida de quem tem o autismo.
O brinquedo surgiu na década de 90, mas atingiu a fama e despertou o interesse total de crianças, adolescentes e até adultos no ano de 2017. O ato de girar mantém o equilíbrio do objeto
, algo parecido com o que ocorre quando se pedala uma bicicleta. Ele é fabricado em plástico, metal e até cerâmica, com rolamento no centro com três pequenas hélices acopladas.
A física do Hand Spinner
O Hand Spinner funciona e utiliza importantes princípios da física, como:
- Efeito Estroboscópico
- Efeito Giroscópico
- Força Centrípeta
- Força de Atrito (Tempo de Giro)
- Velocidade Angular
Efeito Estroboscópico
Trata-se do efeito provocado pela luz que alguns modelos de Hand Spinners emitem provocados por LEDs, que geram efeitos visuais. O objeto transmite a sensação de que os pontos luminosos estão se movimentando no sentido contrário ao do equipamento.
Quando se consegue visualizar a luz antes dela completar o giro, há a ideia de que ela está executando o movimento oposto. A essa ilusão de óptica, dá-se o nome de efeito estroboscópico.
Efeito Giroscópico
É o efeito que faz o Hand Spinner se manter equilibrado no momento em está girando, como quando se apoia em um só dedo, por exemplo. Esse efeito não permite que o brinquedo caia. Quanto maior a velocidade, mais estabilidade se consegue, isso envolve o momento angular e a conservação dele.
Se no giro mais rápido o Hand Spinner ficar inclinado, surge a sensação de que houve uma força tentando impedir que essa inclinação acontecesse. Isso se deve ao efeito giroscópico, onde o objeto em movimento de rotação possui a tendência de deixar o eixo sempre para mesma direção.
Força Centrípeta
É a força que se relaciona com o movimento circular e com isso, faz o Hand Spinner se movimentar. Ela é prevista na Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica). A força é o resultado da massa (o brinquedo) multiplicado pela sua aceleração: Fc = m *a.
Força de Atrito (Tempo de Giro)
É o tempo que o movimento do Hand Spinner dura pelo motivo da força de atrito ser muito baixa entre os componentes. As bolinhas que ficam no rolamento do centro do equipamento reduzem o atrito entre suas engrenagens.
Se ele gira espontaneamente sem que seja forçado a parar de funcionar, o consumo de energia dissipada em forma de calor é pequeno. Sendo assim, o deslocamento do aparelho pode chegar a se manter em rotação até alguns minutos a partir do primeiro impulso.
Velocidade Angular
Movimento que mede a velocidade do movimento circular do Hand Spinner. É o movimento de inércia que se conecta com essa origem, traduzindo a resistência existente para fazer o aparelho parar de girar. Essa velocidade depende da massa.
Quanto maior for a massa do equipamento, maior será a sua inércia. Se essa massa se encontra nas pontas, de forma que o fato de ficar afastado do rolamento fizer com que ele se desloque, a resistência para que ele pare de girar será maior e o brinquedo irá girar por mais tempo.
Curiosidades sobre Hand Spinner
Hand Spinner é conhecido também como Fidget Spinner (Fidget significa: inquieto ou inquietar-se). Há indícios de que a criação desse aparelho tenha sido baseada num brinquedo que a engenheira norte-americana Catherine Hettinger inventou no ano de 1993.
Catherine tinha o objetivo de desenvolver uma atividade que lhe desse a possibilidade de interagir com sua filha, que tinha uma doença de nome Miastenia, caracterizada pela fadiga e fraqueza dos músculos.
Interessante: