Resumo de Economia - Fundamentos Microeconômicos

Fundamentos Microeconômicos

Fundamentos Microeconômicos para Concursos Públicos

1. Conceitos Básicos

A Microeconomia estuda o comportamento individual de agentes econômicos (consumidores e empresas) e a formação de preços em mercados específicos. Principais conceitos:

  • Escassez: Recursos limitados versus necessidades ilimitadas
  • Custo de Oportunidade: Valor da melhor alternativa renunciada
  • Curva de Possibilidade de Produção (CPP): Representa trade-offs na alocação de recursos

2. Teoria do Consumidor

Analisa como os consumidores tomam decisões de consumo:

  • Utilidade: Satisfação obtida no consumo
  • Lei da Utilidade Marginal Decrescente: Cada unidade adicional consumida traz menos satisfação
  • Restrição Orçamentária: Limitação da renda do consumidor
  • Equilíbrio do Consumidor: Maximização de utilidade dado o orçamento

3. Teoria da Firma

Estuda o comportamento das empresas na produção e oferta de bens:

  • Função de Produção: Relação entre insumos e produto
  • Custos de Produção: Fixos, variáveis, médios e marginais
  • Lei dos Rendimentos Decrescentes: Produtividade marginal diminui com aumento de insumos

4. Estruturas de Mercado

Diferentes formas de organização de mercados:

  • Concorrência Perfeita: Muitas empresas, produto homogêneo
  • Monopólio: Único vendedor, barreiras à entrada
  • Oligopólio: Poucas empresas interdependentes
  • Concorrência Monopolística: Muitas empresas com produtos diferenciados

5. Elasticidades

Medem a sensibilidade de variáveis econômicas:

  • Elasticidade-preço da demanda: Variação percentual na quantidade demandada dada variação no preço
  • Elasticidade-renda da demanda: Resposta da demanda a mudanças na renda
  • Elasticidade-preço cruzada: Relação entre demanda de um bem e preço de outro

6. Falhas de Mercado

Situações em que o mercado não aloca recursos eficientemente:

  • Externalidades: Efeitos não precificados em terceiros
  • Bens Públicos: Não-excludência e não-rivalidade
  • Assimetria de Informação: Diferença de conhecimento entre partes

Dicas para Concursos

  • Foque em gráficos de oferta e demanda
  • Domine cálculos de elasticidade
  • Entenda bem as estruturas de mercado
  • Relacione teoria com casos práticos