Resumo de Física - Fórmulas de física

A física é uma ciência que se desenvolveu na Grécia antiga e tinha o objetivo de entender a natureza e seus fenômenos. Vários estudiosos criaram fórmulas de física com o objetivo de interpretar os acontecimentos naturais.

As fórmulas são utilizadas no dia a dia para calcular a velocidade dos carros, nos conceitos de tempo e espaço, entre outros, e são amplamente discutidas nas provas do Enem. Entendam agora quais são os ramos e as principais fórmulas de física.

Fórmulas de física mecânica

A mecânica é a parte da física que estuda os movimentos e o repouso dos corpos. Ela envolve conceitos relacionados a deslocamento, variação de tempo e espaço, força envolvida e até os efeitos da ação. A física mecânica se divide em outras categorias. Conheçam os seus conceitos e as principais fórmulas.

A cinemática estuda os movimentos sem uma real preocupação com as causas do fenômeno. Os princípios que a envolvem são velocidade, deslocamento, tempo de deslocamento e posição inicial de um corpo.

Deslocamento

Essa é uma das fórmulas de física mais utilizadas da mecânica. Através dela fica claro que a posição de um objeto é igual ao produto da velocidade do corpo pelo intervalo de tempo somado com a posição inicial.

Velocidade média

A velocidade média é calculada ao dividir a distância percorrida pela variação do tempo. Também é possível encontrar o tempo ao dividir a variação do espaço pela velocidade média.

Velocidade Escalar instantânea

A velocidade escalar instantânea é representada como um limite da velocidade escalar média, isso quando o intervalo de tempo for zero. Dessa forma, a velocidade escalar instantânea é o resultado da divisão entre a variação do espaço pelo tempo, multiplicado pelo limite da variação do tempo diferente de zero.

 

Equação de Torricelli

A equação de Torricelli permite calcular a velocidade final de um corpo em Movimento Retilíneo Uniforme, determinando também  a aceleração, velocidade e deslocamento que se move em aceleração constante. Observe a fórmula:

Física dinâmica

A física dinâmica, por sua vez, estuda os movimentos dos corpos, as causas e efeitos. Os principais conceitos da dinâmica são apresentados como leis de Newton. A primeira lei de Newton (princípio da inércia) argumenta que um corpo tende a permanecer em repouso até que uma força seja aplicada sobre ele.

A segunda lei de Newton é o princípio fundamental da dinâmica e segundo ela uma força sempre será proporcional ao produto da massa pela sua aceleração.

F= m.a

Já a terceira lei de Newton (princípio da ação e reação) indica que quando um corpo exerce força sobre outro, o segundo reage aplicando a mesma força, intensidade e direção no primeiro, mas em sentido contrário.

Teoria da relatividade

Os estudos desenvolvidos por Albert Einstein revelaram que o tempo não é igual para todos, ou seja, é relativo e pode variar conforma e velocidade, gravidade e espaço percorrido. Com essas conclusões, foi então obtida a fórmula abaixo, sendo E = energia de repouso, M = massa e C = velocidade da luz.

E = m.c²

Estática

A estática é o ramo que estuda os movimentos constantes dos corpos ou os que não se movem. Dessa maneira, analisa o equilíbrio entre as forças. A Hidrostática é uma subdivisão que interpreta os fluidos em equilíbrio estático. As principais fórmulas são:

Pressão em uma superfície

Pressão é resultado da força perpendicular sobre a área da superfície.

p= F / A

Densidade

Densidade é resultado da divisão da massa pelo volume.

d= m / V

Pressão hidrostática

A pressão hidrostática é resultado da multiplicação entre a densidade, a gravidade e altura.

p= d.g.h

Teorema de Stevin

A variação da pressão é resultado da multiplicação entre a densidade com a gravidade e a variação da altura.

∆p= d.g.∆h

Empuxo

O Empuxo é igual a multiplicação entre a densidade do fluído com a gravidade e o volume de fluído deslocado.

E= df.g.Vfd

Ondulatória

A ondulatória estuda os fenômenos relativos às ondas. As principais fórmulas são:

Período do movimento

O período (T) é igual ao intervalo de tempo (t) sobre o número de ciclos (n):

T= ∆t / n

Frequência do movimento

A frequência do movimento (f) é igual ao número de ciclos sobre o intervalo de tempo.

f= n / ∆t

Velocidade de propagação das ondas

As ondas propagam-se pelo espaço e sua velocidade pode ser determinada multiplicando o comprimento da onda pela sua frequência.

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo,por sua vez, estuda os eventos que envolvem a eletricidade e magnetismo. As fórmulas de física foram idealizadas a partir dos conceitos desenvolvidos por Maxwell. Conheça as principais fórmulas relacionadas ao tema.

Lei Gaus

Lei de Gaus para o magnetismo

Lei de Ámpere

Lei de Faraday

Voltar

Questões