Resumo de Conhecimentos Bancários - Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)

Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)

Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) é um registro centralizado mantido pelo Banco Central do Brasil (BCB) que armazena informações cadastrais de clientes de instituições financeiras e demais participantes do SFN.

Objetivo do CCS

O CCS tem como principal objetivo padronizar e compartilhar dados cadastrais entre instituições financeiras, reduzindo fraudes, melhorando a qualidade das informações e facilitando a identificação de clientes.

Quem deve ser cadastrado?

Devem ser incluídos no CCS:

  • Pessoas físicas e jurídicas clientes de instituições financeiras;
  • Pessoas expostas politicamente (PEP);
  • Titulares de contas e operações de crédito.

Principais informações registradas

O CCS armazena dados como:

  • Nome completo/Razão social;
  • CPF/CNPJ;
  • Data de nascimento/Data de constituição;
  • Endereço;
  • Vínculos com instituições financeiras.

Base legal

O CCS foi instituído pela Resolução BCB nº 4.656/2018 e está relacionado às normas de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo.

Importância para concursos

Para provas de concursos, é essencial conhecer:

  • Finalidade do CCS;
  • Quem administra o cadastro (BCB);
  • Quais informações são registradas;
  • Base normativa do cadastro.

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