Questão 39 Comentada - UNIVESP - Designer Gráfico e de Interface - IBADE (2025)

A identidade corporativa é um dos pilares fundamentais do design gráfico no contexto empresarial.

Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor descreve a função da identidade corporativa no design gráfico?

  • A A identidade corporativa refere-se de forma única à aplicação visual da marca, incluindo logotipos, tipografias e cores institucionais, sem relação direta com a cultura ou os valores empresariais, negligenciando a forma como esses elementos visuais são utilizados para comunicar a missão, visão e os princípios da empresa aos seus públicos.
  • B A identidade corporativa é composta apenas por elementos gráficos e não tem influência sobre a percepção do público ou sobre a forma como a empresa se posiciona no mercado, limitando-se a aspectos visuais, sem considerar fatores estratégicos, culturais ou emocionais que possam impactar a imagem da marca e sua relação com os consumidores.
  • C A identidade corporativa também se relaciona com o imaginário coletivo dos públicos da empresa, evidenciando sua organização ao indicar se esta é descentralizada ou centralizada, quais suas divisões, áreas de negócio ou sua área de atuação. Dessa forma, a informação transmitida ao público torna-se clara e alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.
  • D A identidade corporativa foca no branding visual, englobando elementos gráficos como logotipos, tipografia e cores, sem influenciar diretamente a comunicação institucional ou a construção de narrativas sobre a empresa perante seus stakeholders, como clientes, parceiros e funcionários. Ela não reflete os valores ou cultura interna da organização de forma abrangente.
  • E A identidade corporativa é um conceito secundário no design gráfico, muitas vezes vista apenas como um conjunto de elementos visuais, e pode ser alterada constantemente sem causar impactos significativos na percepção do público ou na coerência da marca no mercado, uma vez que seu valor simbólico é considerado flexível.