Questão 33 do Concurso Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais - Médico do trabalho - VUNESP (2013)

Os estudos epidemiológicos constituem um ótimo método para colher informações adicionais não disponíveis a partir dos sistemas rotineiros de informação de saúde ou de vigilância. Os estudos descritivos são aqueles em que o observador descreve as características de uma determinada amostra, não sendo de grande utilidade para estudar etiologia de doenças ou eficácia de um tratamento, porque não há um grupo-controle para permitir inferências causais. Já os estudos analíticos pressupõem a existência de um grupo de referência, o que permite estabelecer comparações. Sobre os estudos epidemiológicos, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Nos estudos tipo caso-controle, as exposições passadas são comparadas entre pessoas atingidas e não atingidas pela doença, objeto do estudo.
  • B Os estudos de coorte analisam as associações de exposição e efeito por meio da comparação da ocorrência de doenças entre expostos e não expostos ao fator de risco.
  • C Os estudos seccionais, quando efetuados em população bem definida, permitem a obtenção de medidas de prevalência; por isso são também conhecidos por estudos de prevalência.
  • D Os estudos ecológicos analisam dados globais de populações inteiras, comparando a frequência de doença entre diferentes grupos populacionais durante o mesmo período, ou a mesma população em diferentes momentos.
  • E Quando o objetivo da pesquisa é a identificação de aspectos relativos à etiologia da doença, os estudos de intervenção são particularmente indicados para investigar fatores de risco de doenças de início lento e de evolução longa, nos quais o diagnóstico geralmente é feito num estágio mais avançado da doença.