Questão 4 Comentada - Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) - Técnico - Microbiologia - UFU-MG (2023)

    Quando as mudanças chegam, é comum haver certa resistência. Você já está acostumado com um tipo de procedimento, sabe os caminhos e os atalhos e nada lhe parece causar temor.


    Vivi a mudança do analógico para o digital aqui, como editor da Fotografe, e percebi logo que não adiantava resistir: um novo mundo se apresentava com todas as dores e delícias que os ventos das novidades trazem. Quem resistiu não entendeu o momento (como a Kodak) e perdeu o bonde da história.


    Por isso, quando dedicamos uma matéria de capa para explicar em detalhes o que representa o NFT na fotografia, fique atento. As mudanças hoje vêm a jato, não no compasso ritmado de um trem. Há um universo novinho a ser explorado, um mercado ainda em formação, que envolve criptomoedas – outra mudança de parâmetro que veio para ficar. [...]


BRANCO, Sérgio. Disponível em: https://www.fotografemelhor.com.br/edicao-do-mes/fotografe-314/. Acesso em 26 dez. 2022. (Fragmento adaptado).


Fotografe é uma revista cuja temática principal é fotografia. O fragmento acima compõe 




  • A uma notícia, que apresenta pela primeira vez a experiência do editor de Fotografe com relação às mudanças do analógico para o digital.
  • B um editorial, cuja escrita institucional impessoal propõe a explicação da matéria de capa da revista. 
  • C uma carta ao leitor, na qual o editor apresenta justificativa para a temática da capa do número apresentado. 
  • D uma entrevista, em que o entrevistado emite sua opinião quanto às mudanças no meio fotográfico, tema apresentado na capa da revista.