Prefeitura Municipal de Viana - Auditor de Controle Interno - Administração (2019) Questão 51

Parte do endividamento pessoal origina-se da falta de planejamento financeiro e controle orçamentário das famílias. A realização deste planejamento possibilita ao indivíduo que o aplica, uma vida financeira mais estável e, por consequência, um aumento em sua qualidade de vida. O planejamento possui dois aspectos básicos, que são vitais para a organização: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Tais aspectos básicos do planejamento apoiam-se em métodos, planos ou lógica, não sendo, portanto, intuitivos. Deste modo, a organização define seus objetivos e o melhor procedimento para alcançá-los. (STONER; FREEMAN, 1995, p.7). São características próprias do orçamento contábil, as que constam a seguir, EXCETO:

  • A Fornece direção e instruções para a execução do planejamento e permite a comparação entre o que foi planejado e o que foi realizado, possibilitando assim um maior controle da situação financeira.
  • B A elaboração do Orçamento dentro de um modelo para gestão financeira permite a estimativa das entradas e das saídas do caixa e, consequentemente, a avaliação dos saldos finais, possibilitando efetuar as correções necessárias, ajustando as faltas ou aplicando os rendimentos extras.
  • C Orçamento Doméstico é o principal instrumento para se fazer o Planejamento Financeiro para hoje, amanhã e dias futuros, mesmo não sendo foco de estudo e pesquisa pela Contabilidade.
  • D A elaboração do Orçamento dentro de um modelo para gestão financeira permite a estimativa das entradas e das saídas do caixa e, consequentemente, a avaliação dos saldos finais, possibilitando efetuar as correções necessárias, ajustando as faltas ou aplicando os rendimentos extras.

Encontre mais questões

Voltar