Questão 25 do Concurso Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) - Procurador Jurídico - FGV (2024)

A Praça dos Girassóis, marco central de Palmas (TO), abriga um conjunto de edifícios, cujas construções foram iniciadas logo após o lançamento da pedra fundamental da capital, no dia primeiro de janeiro de 1989. Entre esses edifícios, destacam-se o Palácio Araguaia (sede do governo do Estado), o Palácio Feliciano Machado Braga (Tribunal de Justiça), o Palácio João D’Abreu (Assembleia Legislativa), além do Memorial Coluna Prestes e da Catedral Católica do Divino Espírito Santo.
Adaptado de https://www.to.gov.br/noticias


As afirmativas a seguir a respeito do conjunto arquitetônico da Praça dos Girassóis estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O Palácio Araguaia recebeu esse nome em referência ao rio que perpassa o limite oeste do novo estado, tendo sofrido sofreu várias modificações desde sua inauguração, como a inserção de uma reprodução monumental do brasão do Estado do Tocantins.
  • B O edifício do Tribunal de Justiça recebeu o nome do Juiz Feliciano Machado Braga, devido à contribuição dada por ele no isolamento e na derrota do movimento conhecido como Guerrilha do Araguaia, na década de 1970.
  • C O Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, homenageia o movimento tenentista e a passagem da Coluna Prestes pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930.
  • D Os edifícios e monumentos da Praça dos Girassóis são dotados de significados políticos, religiosos e culturais e contribuem para construir a história e a identidade para o Estado do Tocantins.
  • E A linguagem arquitetônica da Praça dos Girassóis é marcada por uma escala monumental e pelo caráter palaciano de seus edifícios, remetendo à disposição e à grandeza do eixo monumental do Plano Piloto de Brasília.