Questão 20 Comentada - Ministério Público do Estado do Paraná (MPE-PR) - Promotor de Justiça Substituto (2021)

Sobre responsabilidade administrativo-disciplinar de membros do Ministério Público do Paraná, assinale a alternativa correta:

  • A A decisão de afastamento preventivo de membro do Ministério Público, em processo administrativodisciplinar, é de competência do Corregedor-Geral do Ministério Público, quando ao fato imputado for aplicável, no mínimo, a pena de suspensão.
  • B A decisão sobre aplicação ou não de sanção administrativo-disciplinar a Promotores de Justiça, em sede de processo administrativo, é do Conselho Superior do Ministério Público, após proposição da comissão processante em relatório final.
  • C Constitui-se em vedação legal, sujeita à pena de demissão de membro vitalício, exercer o comércio ou participar de sociedade comercial.
  • D A obrigação de residência na Comarca de respectiva lotação ao membro titular se constitui em modalidade de dever funcional e o exercício da advocacia se constitui em modalidade de vedação legal aos membros, mas somente esta última prática encontra fundamento em previsão expressa na Constituição Federal.
  • E A violação ao dever funcional de manutenção do sigilo decretado em relação a objeto de investigação em procedimento investigatório criminal sob sua presidência, por exemplo, sujeita o membro à sanção administrativo-disciplinar de suspensão.

Gabarito comentado da Questão 20 - Ministério Público do Estado do Paraná (MPE-PR) - Promotor de Justiça Substituto (2021)

Análise da questão de Legislação do Ministério Público:

a) Errado: A competência para determinar o afastamento preventivo é do Procurador-Geral de Justiça, conforme arts. 19, XXXIV e 178 da Lei Complementar nº 85/1999 (Lei Orgânica e Estatuto do MP do Estado do Paraná).

b) Errado: A aplicação de sanções disciplinares é de competência do Procurador-Geral de Justiça, conforme art. 183 do Estatuto do MP paranaense.

c) Errado: A pena de demissão é aplicável a membros não vitalícios do Ministério Público, em estágio probatório, conforme arts. 100, 164, VII e 166 do Estatuto.

d) Errado: Tanto a vedação ao exercício da advocacia quanto o dever de residir na comarca têm base constitucional (art. 129, §2º, da CRFB).

e) Certo: A suspensão de 45 a 90 dias é aplicável em caso de reincidência em falta anteriormente punida com suspensão de até 45 dias, e também por revelação de assunto sigiloso, conforme art. 164, V, "d", do Estatuto do MP paranaense.