Questão 67 do Concurso Câmara dos Deputados - Consultor Legislativo - Área XVII + XVIII - Tarde - FGV (2023)

A expansão da influência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção ao leste da Europa e, também, em direção à região do Indo-Pacífico tem sido apontada como um dos principais problemas geopolíticos da conjuntura internacional contemporânea.


A respeito das recentes movimentações dessa aliança militar ocidental, assinale a afirmativa correta. 

  • A Com a invasão russa da Ucrânia, a OTAN passou a receber propostas de países vizinhos como a Moldávia e a Crimeia para ingressarem na aliança militar, interessados no Art. 5º da organização que estabelece que um país membro do grupo, caso atacado, deverá ser protegido militarmente por todos os demais.
  • B Na Reunião de Cúpula da OTAN em julho de 2023, o PrimeiroMinistro sueco e o presidente da Turquia não conseguiram chegar a um acordo: a Turquia vetou o ingresso da Suécia na OTAN com a justificativa de que seu governo apoiava os curdos, considerados terroristas por Erdogan.
  • C O tema mais difícil para a OTAN, após o início da invasão russa na Ucrânia, é o da adesão ucraniana à aliança militar, negada em 2008, em conjunto com as propostas da Geórgia e Moldávia para ingressar na organização.
  • D As intenções da OTAN em expandir sua influência para o Indo-Pacífico, de modo a conter o fortalecimento do poder da China na região, não tem sido bem recebida pelos países asiáticos: Japão, Austrália, Coreia do Sul e Nova Zelândia têm recusado propostas de cooperação em segurança e defesa com países ocidentais.
  • E Mesmo após o fim da União Soviética e do Pacto de Varsóvia, a OTAN continuou se expandindo para o leste europeu e acolhendo países ex-membros da aliança militar soviética, processo utilizado pelo presidente russo Vladimir Putin como uma justificativa para invadir a Ucrânia em 2022.