Questão 31 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II – História - VUNESP (2025)

Leia o texto a seguir:

A nova impessoalidade da guerra tornava o matar e estropiar uma consequência remota de apertar um botão ou virar uma alavanca. A tecnologia tornava suas vítimas invisíveis, como não podiam fazer as pessoas evisceradas por baionetas ou vistas pelas miras de armas de fogo. Diante dos canhões permanentemente fixos estavam não homens, mas estatísticas. Lá embaixo dos bombardeios aéreos estavam não as pessoas que iam ser queimadas e evisceradas, mas somente alvos.

(Eric J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado)

Tal impessoalidade tornou-se uma marca a partir da

  • A Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
  • B Guerra Civil na Rússia (1918-1921).
  • C Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
  • D Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • E Guerra do Vietnam (1955-1975).