Questão 36 Comentada - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) - Analista de Suporte - VUNESP (2018)

O Órgão Regulador pode estabelecer metas a serem atingidas pelas empresas que atuem nos setores regulados, buscando determinar as eficiências, tanto alocativa quanto produtiva, no setor. Essa técnica de regulação é denominada

  • A controle de quantidade e de qualidade.
  • B controle qualitativo.
  • C rate of return regulation.
  • D controle de entrada e saída.
  • E subsídio cruzado.

Gabarito comentado da Questão 36 - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) - Analista de Suporte - VUNESP (2018)

O gabarito indicado como correto é a alternativa D, que trata do controle de entrada e saída. No entanto, essa resposta está incorreta. A técnica descrita na questão, em que o órgão regulador estabelece metas para as empresas reguladas visando eficiência alocativa e produtiva, refere-se à regulação por incentivos, mais especificamente à regulação por preço-teto (price cap regulation) ou a mecanismos de benchmarking, que não estão entre as opções. Dentre as alternativas apresentadas, a mais ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium