G.V., sexo feminino, 78 anos de idade, está recebendo alta hospitalar após uma fratura da tíbia consequente a uma queda no domícilio. Na consulta de enfermagem da alta, o enfermeiro orienta a paciente e a família acerca das medidas propostas pelo Ministério da Saúde para a prevenção de quedas em idosos. Nesse sentido, é correto recomendar que
- A os móveis devam ser dispostos em todos os trajetos utilizados na casa, de modo que a paciente possa se apoiar no caso de perda do equilíbrio.
- B os tapetes antiderrapantes devam ser dispostos em todos os cômodos da casa servindo como referência para os deslocamentos internos.
- C a paciente deva ser estimulada a permanecer o tempo máximo possível no quarto, na cama ou na poltrona, evitando deslocamentos pela casa.
- D as luzes sejam apagadas durante a noite, obrigando a paciente a pedir ajuda caso necessite se levantar nesse período.
- E os calçados devam ser fechados e possuir solados de borracha, assim como o uso de bengala ou outros instrumentos de apoio estimulado.